Siga o @canaltech no instagram

Toyota está apostando na fabricação de carros semiautônomos

Por Redação | 08 de Abril de 2016 às 06h18
Tudo sobre

Toyota

Saiba tudo sobre Toyota

Ver mais

Ser transportado por um carro autônomo ainda parece ser algo saído diretamente dos roteiros de ficção científica, mas é uma realidade que já está começando a acontecer graças a veículos dirigidos por sistemas de condução totalmente automatizados, como o modelo do Google ou o Drive Me, da Volvo. Já a Toyota está investindo na construção de um veículo semiautônomo, que ocasionalmente assumiria o volante em momentos críticos, como se fosse um “anjo da guarda” do motorista.

O projeto, que está em desenvolvimento pelo Toyota Research Institute, leva em consideração a informação de que motoristas humanos podem levar cerca de oito segundos ou mais para domar o controle manual de um veículo autônomo, e que esses segundos podem ser cruciais para determinar se acontecerá ou não um acidente. Sendo assim, surgiu a ideia de desenvolver um sistema que só assumiria o controle das funções do veículo para evitar colisões e possíveis acidentes, mais ou menos da forma que funcionam os freios automáticos.

simulador de direção Toyota

A foto mostra um simulador de direção utilizado nas instalações da Toyota nas proximidades do Monte Fuji, no Japão (Reprodução: Divulgação)

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em breve, a montadora japonesa deverá realizar os primeiros testes de seu carro “anjo da guarda”. A companhia também pretende realizar simulações em suas dependências localizadas nos Estados Unidos, uma vez que, para cogitar a possibilidade do uso comercial desse novo sistema, será necessário realizar uma grande quantidade de testes, que deverão combinar simulações virtuais com testes reais de direção.

Fonte: Technology Review

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.