Toyota está apostando na fabricação de carros semiautônomos

Por Redação | 08.04.2016 às 06:18 - atualizado em 08.04.2016 às 09:17

Ser transportado por um carro autônomo ainda parece ser algo saído diretamente dos roteiros de ficção científica, mas é uma realidade que já está começando a acontecer graças a veículos dirigidos por sistemas de condução totalmente automatizados, como o modelo do Google ou o Drive Me, da Volvo. Já a Toyota está investindo na construção de um veículo semiautônomo, que ocasionalmente assumiria o volante em momentos críticos, como se fosse um “anjo da guarda” do motorista.

O projeto, que está em desenvolvimento pelo Toyota Research Institute, leva em consideração a informação de que motoristas humanos podem levar cerca de oito segundos ou mais para domar o controle manual de um veículo autônomo, e que esses segundos podem ser cruciais para determinar se acontecerá ou não um acidente. Sendo assim, surgiu a ideia de desenvolver um sistema que só assumiria o controle das funções do veículo para evitar colisões e possíveis acidentes, mais ou menos da forma que funcionam os freios automáticos.

simulador de direção Toyota

A foto mostra um simulador de direção utilizado nas instalações da Toyota nas proximidades do Monte Fuji, no Japão (Reprodução: Divulgação)

Em breve, a montadora japonesa deverá realizar os primeiros testes de seu carro “anjo da guarda”. A companhia também pretende realizar simulações em suas dependências localizadas nos Estados Unidos, uma vez que, para cogitar a possibilidade do uso comercial desse novo sistema, será necessário realizar uma grande quantidade de testes, que deverão combinar simulações virtuais com testes reais de direção.

Fonte: Technology Review