iShare: Empresa espanhola apresenta conceito para carro urbano compartilhado

Por Rafael Romer | 09 de Outubro de 2013 às 16h49

Quem passa esta semana pelo Expo Center Norte durante a realização do Congresso SAE 2013 de Mobilidade, encontra uma série de iniciativas e soluções curiosas da indústria automobilística para lidar com questões como sustentabilidade e deslocamento em cidades.

Mas talvez poucas delas chamem mais a atenção do que o minúsculo carro-conceito iShare, exposto no estande da espanhola Applus Idiada. O protótipo funcional foi criado para resolver problemas de deslocamento urbano por ter tamanho reduzido e conceito de compartilhamento. Com bancos para dois passageiros, o iShare possui apenas dois metros de extensão e 1,40m de largura – na perpendicular do meio fio, é possível encaixar 2,5 iShares onde caberia um veículo comum.

O motor do carro é elétrico e exige apenas 2 horas para uma carga completa, atingindo uma velocidade máxima de 80 km/h. "Dentro do conceito para o qual ele foi desenvolvido, é um carro para curtas distâncias. Você tem autonomia para rodar na cidade, no trânsito, mas não para distâncias longas" explica Alexandre Ramos, gerente comercial da empresa no Brasil. "É um carro conector, ele te pega aqui e te leva ali", brinca.

Mas ainda mais interessante que o design (um pouco curioso, é verdade) ou a tecnologia presente dentro do carro, é o conceito de compartilhamento veicular, que dá nome ao modelo. A ideia da empresa é que o iShare seja utilizado em um esquema de semelhante ao de empréstimo de bicicletas que existe hoje em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro: o carro ficaria estacionado em pontos específicos e, sempre que algum usuário precisar, bastaria encontrar o mais próximo por meio de um aplicativo para smartphones ou tablets. Por se tratar apenas de um conceito, a empresa não determina como funcionaria o modelo de negócio, mas sugere o pagamento pelo uso ou até o aluguel diário.

Sem chave, a porta do carro pode ser destravada colocando o código de barras recebido após sua reserva ao lado de um sensor, localizado ao lado da porta. Segundo Ramos, o sistema foi escolhido para facilitar o uso, já que códigos de barra podem ser impressos e utilizados mesmo por quem não tenha um smartphone. "É como fazer um check-in para uma companhia aérea", afirma o executivo.

Na parte de dentro, o carro possui os aparatos básicos para a direção: sistema automático com três marchas (drive, ré e neutro), botão para dar a partida, cinto de segurança, airbags, além comandos de seta e limpadores de pára-brisa. Na versão apresentada na SAE 2013, desenhada para o mercado europeu, não há ar condicionado, mas aquecedores de bancos estão presentes.

O iShare também inclui um pequeno display próximo ao volante, no qual o motorista pode inserir alguns comandos, como o PIN único de cada usuário, necessário para dar a partida no carro, ou a avaliação do estado de conservação do veículo. Não há rádio, mas um docking station no painel permite que smartphones sejam conectados via bluetooth aos falantes internos do carro para reprodução de áudio.

Por ser apenas um conceito, o carro pode nem chegar às ruas. O iShare como um todo (ou qualquer uma das tecnologias presentes em sua construção) pode ser adquirido por outras montadoras ou empresas que mostrarem interesse no modelo de compartilhamento. Mas, por enquanto, não há previsão de produção em série do veículo. "Nós mostramos o protótipo em outras feiras e estamos vendendo os conceitos ao redor do carro, apresentando o que podemos fazer no seu interior", explicou ao Canaltech o espanhol Ricardo Satué, da equipe de Integração Corporativa e Inovação da Applus Idiada. "Nós já estamos conversando com empresas, mas ainda não há confirmação se possuem interesse na produção".

Desde 2009 no Brasil, a empresa trabalha no desenvolvimento de novas soluções de tecnologia em engenharia automobilística e tem sede na região da Catalunha, na Espanha. Nascida como uma empresa estatal, hoje 80% do seu capital está com um grupo de investidores norte-americano. Ainda assim, a empresa é independente de outras montadoras.

ishare
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.