Publicidade

Internet é determinante para compra de carros, diz estudo

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2023 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/ wichayada69/ Envato
Divulgação/ wichayada69/ Envato

A internet é uma ferramenta poderosa e ninguém duvida, mas o mercado automotivo parece ser um dos setores que mais está se aproveitando desse ambiente para lucrar. Segundo estudo da Growth from Knowledge (GfK), 80% dos consumidores globais já opta por fazer a maior parte da compra de um carro por meios digitais.

Segundo a instituição, a busca por informações pela internet, seja por sites especializados de imprensa ou pelas próprias concessionárias, é determinante para a decisão de compra de um veículo para a maioria dos clientes. O sistema, considerado híbrido — já que a entrega é quase sempre presencial —, pode determinar o futuro desse mercado.

Continua após a publicidade
"É preciso repensar a forma como as empresas se posicionam em relação aos clientes e migrar para o on-line sem esquecer da importância do atendimento humanizado. Não basta apenas fazer bom uso dos recursos tecnológicos, tem que se preocupar também com a performance de vendas e o ranqueamento do site", analisa Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites, startup brasileira que atua no segmento digital e especializado em concessionárias de carros.

Para ilustrar como o estudo da GfK indica um caminho certeiro no presente e no futuro, a própria Dealersites tem dados concretos dos sites sob seu domínio, majoritariamente de clientes vindos de Minas Gerais e Goiás, com a rede de concessionárias Grupo Urca.

São 15 milhões de sessões e 10 milhões de novos usuários que passaram pelos sites do grupo apenas entre março e outubro de 2022. De todo esse acesso, 73% resultaram em agendamentos e 55% foram convertidos em vendas concretas.

A empresa explica que o ambiente digital, no caso os sites das concessionárias que fazem parte do Grupo Urca, é bem detalhado e completo, ajudando o cliente na hora da decisão de compra. Esse grupo tem lojas de marcas como Caoa Chery, Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, Jaguar Land Rover e Honda, para citar alguns.

Continua após a publicidade

A expectativa da Dealersales é que, em um futuro não muito distante, quase 100% das vendas de carros se deem pelo ambiente on-line.