Inglaterra quer criar pistas que carregam carros elétricos enquanto eles andam

Por Redação | 18 de Agosto de 2015 às 15h43

Lembra-se dos jogos de corrida em que bastava passar por uma área colorida para ganhar um empurrãozinho a mais e sair na frente dos demais competidores? Esse pequeno turbo ficou bem popular em games como Mario Kart, Top Gear e mesmo F-Zero e agora sai dos video games para ganhar as ruas. Ou quase isso.

O governo da Inglaterra teve uma ótima sacada para incentivar a população a adotar mais os carros elétricos, oferecendo um modo inteligente de recarregar a energia desses veículos. Em vez de disponibilizar estações de recarga em vários pontos, a solução encontrada foi criar uma pista que carrega o automóvel enquanto ele está em movimento — um conceito que realmente lembra muito aquilo que vimos tantas vezes nos jogos antigos.

Isso não quer dizer que passar por essas áreas vai fazer com que seu carro ande mais rápido, mas vai aumentar a autonomia dos veículos elétricos que trafegarem por esses trechos. Isso sem falar que vai economizar tempo, já que não será mais preciso parar em uma estação e esperar a bateria recarregar, além de ser uma saída bem mais econômica para o motorista.

Por enquanto, essas faixas inteligentes ainda estão em fase de testes. Propostas pelas Highway England, elas serão utilizadas em vários trechos das rodovias britânicas pelos próximos 18 dias para verificar a viabilidade de algo assim e, por conta disso, não serão utilizadas pelo público geral.

Ainda assim, o conceito chama muito a atenção, principalmente pelo modo como ele funciona. Como detalhado pelo governo local, os veículos usados nesse período de avaliação serão equipados com uma tecnologia sem fio que possui uma espécie de bobina em seu interior. É a partir desse dispositivo que os veículos conseguem captar os campos eletromagnéticos criados por fios abaixo da superfície da pista e transformá-los em eletricidade que vai alimentar o motor.

Trata-se de uma alternativa extremamente sustentável e, mais importante, ecológica. Como a ideia é incentivar a população a deixar de lado os motores a explosão e a adotar veículos elétricos, a utilização desse tipo de estrada inteligente pode ser um passo importante nesse sentido.

Segundo a Highway England, a expectativa é que os primeiros testes com a faixa comecem ainda neste ano, mas sem uma data mais específica para que isso inicie. Tanto que ainda não há nem mesmo uma empresa contratada para executar o serviço — o que pode significar que essa novidade pode demorar um pouco mais para se tornar realidade. Ainda assim, não deixa de ser uma ótima proposta.

Via:

Highway England

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.