Hyundai contrata veterano da NASA para desenvolver táxi voador

Por Felipe Ribeiro | 30 de Setembro de 2019 às 14h15
Hyundai

Para além dos carros elétricos, híbridos e autônomos, a Hyundai já mira, literalmente, mais alto. Isso porque a montadora anunciou a contratação do engenheiro veterano Jaiwon Shin, ex-NASA, para comandar sua nova divisão de carros voadores.

Shin é um engenheiro que liderou, recentemente, a Diretoria de Missão de Pesquisa Aeronáutica da NASA. Com seus mais de 11 anos nessa posição, ele supervisionou a pesquisa de novas tecnologias de aviação na agência espacial, informou um comunicado da Hyundai. Durante seu mandato, Shin supervisionou, também, projetos como um X-Plane supersônico experimental, eletrificação de aeronaves e controle avançado de tráfego aéreo, de acordo com a montadora sul-coreana (mesma nacionalidade do especialista).

"A nova equipe da Hyundai desenvolverá as principais tecnologias que estabelecerão a empresa como força motriz da mobilidade aérea urbana, um setor que deve crescer em um mercado de US$ 1,5 trilhão nos próximos 20 anos", afirmou Shin, em comunicado.

A Airbus está fazendo seu taxi voador também/ Imagem: Airbus

A Hyundai não forneceu outros detalhes sobre como a sua divisão de mobilidade aérea funcionará. Não é a primeira vez, porém, que a montadora se interessa por veículos diferentes. Na CES 2019, por exemplo, a empresa apresentou um carro ambulante chamado Elevate que, como o próprio nome sugere, seria capaz de levantar e andar com quatro pernas. Segundo a Hyundai, ele poderia ajudar socorristas a ultrapassarem terrenos acidentados. Mas este protótipo foi pensado mais para chamar a atenção no evento do que para o uso no mundo real. O projeto de táxi voador, no entanto, parece ser um esforço mais sério e que devemos ver, de fato, no mercado.

Fonte: Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.