Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hyundai confirma carro voador para concorrer com a Embraer

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Julho de 2022 às 15h20

Link copiado!

Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

A Hyundai, por meio de sua divisão de mobilidade urbana aérea Supernal, anunciou que vai desenvolver um carro elétrico voador, ou eVTOL (veículo elétrico com decolagem vertical). Durante o Farnborough International Airshow, na Inglaterra, a montadora sul-coreana deu detalhes do projeto e já estipulou data de lançamento: 2028.

A sul-coreana explicou como será a sequência de trabalho com seu carro voador, que teve um conceito de cabine exposto no evento. A ideia é de certificá-lo nos Estados Unidos em um primeiro momento e só depois partir para outros mercados, como Europa e até o Brasil. Até lá, muitos testes devem ser feitos.

Continua após a publicidade

A montadora também explicou que a Supernal trabalha no desenvolvimento do carro elétrico com outras empresas, que devem fornecer suas expertises para avançar mais rapidamente com o projeto. Essas parceiras pertencem ao próprio grupo Hyundai e incluem setores como automóveis, peças automotivas, construção, robótica e direção autônoma.

Como é o carro voador da Hyundai?

Pelo que pôde ser visto no conceito exposto na Inglaterra, o carro voador da Hyundai terá uma cabine semelhante a de um carro, com tecnologias que ajudarão no conforto e na segurança dos passageiros. Chamou atenção o cuidado que a empresa teve com a iluminação interna, além dos aspectos de infotenimento, com a inclusão de uma tela central.

Continua após a publicidade

As especificações técnicas ainda não são conhecidas, mas é certo que o veículo será 100% elétrico e terá equipamentos de direção autônoma para ajudar nas viagens. O uso mais comum desse carro voador, segundo consta no site, pode ser o de ligação entre centros urbanos com aeroportos e grandes hubs de negócios, sempre equipados com vertiportos.

Quando será lançado?

Se os processos de homologação atingirem os objetivos de prazos e datas, a Hyundai espera iniciar as vendas e operações de seu carro voador em 2028. Em paralelo, uma variante movida a células de combustível de hidrogênio deve ser desenvolvida, sendo lançada um pouco depois, em 2030.

Vale lembrar que outras grandes empresas trabalham no desenvolvimento de carros voadores, como a Embraer, Joby Aviation, Jetson, Volocopter, entre outras.