Huawei e Volkswagen realizam parceria para conectar smartphones e automóveis

Por Redação | 29 de Maio de 2015 às 13h27

A chinesa Huawei e a montadora Volkswagen anunciarem uma parceria no segmento de conectividade de carros através de uma tecnologia que integra as funções do smartphone com os sistemas instalados nos veículos, permitindo aos motoristas que utilizem tais funções com segurança enquanto dirigem.

As empresas anunciaram os planos de cooperação nesta semana, durante a International Consumer Electronics Show Asia (CES Asia), em Xangai. Ambas as companhias apresentaram juntas uma série de aplicativos que possibilita ao motorista utilizar sistemas de navegação GPS, reproduzir músicas, enviar e receber mensagens e realizar chamadas de voz com segurança enquanto dirigem. As ferramentas suportam o MirrorLink, padrão de tecnologia aberta projetado para aumentar a interoperabilidade entre os sistemas instalados nos automóveis e os smartphones.

De acordo com Sven Patuschka, vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volkswagen da China, a "cooperação com a Huawei integra as funcionalidades dos smartphones com o sistema dos carros. Todo o conteúdo do telefone será exibido em tempo real na tela do veículo. O resultado é uma integração inteligente entre o celular e o carro".

Já o CEO da área de consumo da Huawei, Richard Yu, se mostrou confiante em relação à parceria. "Com uma ótima experiência com dados e plataformas em nuvem em dispositivos inteligentes instalados nos veículos, a Huawei acredita que a sua colaboração com a Volkswagen dará aos motoristas uma experiência de entretenimento perfeita enquanto eles dirigem de forma confortável e segura", declarou.

O Lamando é o primeiro modelo da Volkswagen produzido localmente e equipado com a tecnologia MirrorLink, seguido pelo Golf 7. A expectativa é que mais modelos conectados sejam anunciados em breve. De acordo com a Volkswagen, todos os modelos da fabricante de 2016 serão equipados com o MirrorLink.

A marca Volkswagen Passenger Cars é uma das 12 do Grupo Volkswagen no mundo. Entre as fabricantes mais bem-sucedidas, o grupo entregou mais de 10 milhões de veículos globalmente em 2014. Atualmente, a China é o maior mercado da montadora alemã, onde já atua por mais de 30 anos. No ano passado, a Volkswagen Passenger Cars entregou 2,76 milhões de unidades de carros para os clientes na China.

A Huawei também está sofrendo impactos positivos em relação à conectividade em carros, dispositivos vestíveis e casas inteligentes. A receita de vendas da Huawei Consumer Business Group (BG) em 2014 foi de US$ 12,1 bilhões, rompendo a marca de US$ 10 bilhões pela primeira vez, com um crescimento de 32,6% ao ano. A companhia também está desenvolvendo uma plataforma de dados de saúde para os smartwatches, utilizando-se da base de usuários de produtos como Mate 7, P8, Huawei Watch, TalkBand N1 e a pulseira inteligente TalkBand B2. A Huawei busca cooperação com parceiros de diversas indústrias para criar padrões abertos e integrados para implementar uma ampla gama de produtos e serviços para os seus consumidores.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.