Honda desenvolve sete veículos autônomos que farão uma viagem ao redor do mundo

Por Redação | 02 de Maio de 2016 às 08h10

Apesar de ainda não ser uma realidade pelas ruas, os veículos autônomos parecem ser mesmo o futuro da indústria automotiva. Entre as diversas montadoras que já estão trabalhando em projetos de carros que dispensam um motorista humano, a Honda conseguiu em setembro passado a aprovação do governo dos Estados Unidos para realizar testes com veículos autônomos no estado da Califórnia, e agora, em 2016, está lançando seu projeto “Honda Great Journey” ("A grande jornada da Honda", em tradução livre), que levará sete diferentes veículos autônomos a locais variados pelo globo.

Inicialmente os carros que dirigem sozinhos foram construídos em miniatura e percorrerão os terrenos de maquetes. Porém, futuramente, a montadora japonesa pretende reconstruir os modelos em tamanho real e fazê-los viajar por terrenos reais de trajetos históricos da migração do ser humano ao redor do planeta Terra.

Honda Great Journey

O trajeto começa com o primeiro veículo projetado para realizar safáris percorrendo parte da África - mais especificamente em Nairóbi, no Quênia, com destino a Cartum, capital do Sudão. Em seguida, um trem especial para áreas desérticas sairá do Sudão em direção a Carachi, no Paquistão. Ao fim dessa viagem, um outro veículo capaz de andar nas montanhas sairá do Paquistão com destino a Shenzhen, na China, onde dará a vez a um veículo aquático que sairá do país asiático para chegar à península de Kamchatka, no lado oriental da Rússia. Saindo do território russo, um outro veículo capaz de transitar na neve terá como destino final a cidade de Fairbanks, no estado norte-americano do Alasca. Depois, um veículo terrestre percorrerá a extensão vertical da América do Norte em direção à Cidade do México, e, por fim, uma espécie de caminhonete sairá da capital mexicana com o Brasil como destino final, chegando à cidade de Manaus, capital do Amazonas.

Honda Great Journey

Todo o trajeto soma 36.412 quilômetros ao redor do globo, e no vídeo a seguir a Honda explica em detalhes o projeto que, se sair da maquete, será um feito e tanto para a companhia no que diz respeito a colocar veículos autônomos no mercado:

Fonte: Popular Science

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.