Publicidade

Honda desenvolve sete veículos autônomos que farão uma viagem ao redor do mundo

Por| 02 de Maio de 2016 às 08h10

Link copiado!

Honda desenvolve sete veículos autônomos que farão uma viagem ao redor do mundo
Honda desenvolve sete veículos autônomos que farão uma viagem ao redor do mundo

Apesar de ainda não ser uma realidade pelas ruas, os veículos autônomos parecem ser mesmo o futuro da indústria automotiva. Entre as diversas montadoras que já estão trabalhando em projetos de carros que dispensam um motorista humano, a Honda conseguiu em setembro passado a aprovação do governo dos Estados Unidos para realizar testes com veículos autônomos no estado da Califórnia, e agora, em 2016, está lançando seu projeto “Honda Great Journey” ("A grande jornada da Honda", em tradução livre), que levará sete diferentes veículos autônomos a locais variados pelo globo.

Inicialmente os carros que dirigem sozinhos foram construídos em miniatura e percorrerão os terrenos de maquetes. Porém, futuramente, a montadora japonesa pretende reconstruir os modelos em tamanho real e fazê-los viajar por terrenos reais de trajetos históricos da migração do ser humano ao redor do planeta Terra.

O trajeto começa com o primeiro veículo projetado para realizar safáris percorrendo parte da África - mais especificamente em Nairóbi, no Quênia, com destino a Cartum, capital do Sudão. Em seguida, um trem especial para áreas desérticas sairá do Sudão em direção a Carachi, no Paquistão. Ao fim dessa viagem, um outro veículo capaz de andar nas montanhas sairá do Paquistão com destino a Shenzhen, na China, onde dará a vez a um veículo aquático que sairá do país asiático para chegar à península de Kamchatka, no lado oriental da Rússia. Saindo do território russo, um outro veículo capaz de transitar na neve terá como destino final a cidade de Fairbanks, no estado norte-americano do Alasca. Depois, um veículo terrestre percorrerá a extensão vertical da América do Norte em direção à Cidade do México, e, por fim, uma espécie de caminhonete sairá da capital mexicana com o Brasil como destino final, chegando à cidade de Manaus, capital do Amazonas.

Continua após a publicidade

Todo o trajeto soma 36.412 quilômetros ao redor do globo, e no vídeo a seguir a Honda explica em detalhes o projeto que, se sair da maquete, será um feito e tanto para a companhia no que diz respeito a colocar veículos autônomos no mercado:

Fonte: Popular Science