Helicóptero elétrico realiza seu primeiro voo tripulado

Por Redação | 08.04.2016 às 09:56

A empresa alemã E-Volo realizou o primeiro voo tripulado do Volocopter VC200, que segundo a própria empresa é um multicóptero "totalmente incrível" e "seriamente inacreditável". A aeronave trata-se de uma espécie de helicóptero movido a energia elétrica que aparenta ser um enorme drone de brinquedo.

Ela completou seu primeiro voo tripulado no último dia 30 de março em um campo de aviação ao sul da Alemanha. O diretor da fabricante, Alexander Zosel, foi o escolhido para testar a máquina voadora que trafega entre 20 e 25 metros de altura. “Foi um sentimento sublime decolar e voar os primeiros metros. Era como se eu estivesse no chão, mas ao olhar para baixo estava a 25 metros do solo”, afirmou o diretor.

Equipado com 18 motores elétricos, o Volocopter possui autonomia de voo de apenas 30 minutos e é controlado por apenas um único comando - no caso, um manche direcional com uma alavanca de controle de altitude. Segundo a companhia, a simplicidade no controle da aeronave reduz significativamente o risco de acidentes fatais causados por falhas humanas. Além disso, o Volocopter VC-200 conta com controle automático de estabilidade e um sistema de redundância capaz de compensar qualquer falha de um equipamento importante. O multicóptero ainda permite que o piloto libere o controle da aeronave sem medo dela cair, já que um sistema mantém sua posição automaticamente.

Volocopter

Segundo a E-Volo, a versão não-tripulada da aeronave já foi submetida a uma bateria de testes de segurança, incluindo simulações com motores e baterias desligadas durante o voo, ensaios em situação de emergência e falhas de sensores. Para a obtenção da certificação que irá liberar a empresa para comercializar a Volocopter, serão necessários outros testes, que incluem voos realizados em altitudes mais elevadas e velocidade de até 100 km/h.

Volocopter

Desde 2010, quando o projeto foi iniciado, vários protótipos foram testados, sempre sendo pilotados de maneira remota. De acordo com os desenvolvedores, o Volocopter pode representar uma revolução no transporte pessoal. A empresa afirmou que o objetivo é iniciar as vendas da aeronave em 2018 por um valor estimado de R$ 1,2 milhão.

Via Airway

Fonte: http://airway.uol.com.br/volocopter-completa-primeiro-voo-tripulado/