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Governo dos EUA define prazo para trocar frota por carros elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Dezembro de 2021 às 08h30

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Jeffrey Sauger/Divulgação, General Motors
Jeffrey Sauger/Divulgação, General Motors

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma ordem executiva determinando uma data para que a frota dos carros oficiais a combustão do governo seja substituída por veículos elétricos.

A ideia é parar de comprar veículos a combustão em 2027 e atingir 100% da frota elétrica até 2035. De acordo com o documento, esse é um dos pontos-chave para que o governo federal alcance a neutralidade de carbono até 2050.

O governo dos Estados Unidos quer reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 65% até 2030, também zerando os poluentes nos prédios federais até 2035. Tudo faz parte do que foi assinado no Acordo de Paris, já que hoje o país só está atrás da China em produção de gases de efeito estufa no planeta.

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Carros elétricos foram promessa de campanha

A ideia de trocar a frota de carros oficiais do governo dos Estados Unidos por veículos exclusivamente elétricos não surgiu da noite para o dia. Na verdade, ela fez parte da campanha de Joe Biden contra Donald Trump na corrida presidencial.

Biden prometeu que, se fosse eleito, faria a renovação da frota com carros elétricos fabricados por montadoras nacionais, como a General Motors. O presidente, aliás, recentemente visitou as instalações da fábrica e até posou para fotos dentro de uma picape Hummer, no lançamento do projeto Factory Zero.

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“A experiência de fabricação da GM nos Estados Unidos é a chave para alcançar nosso futuro totalmente elétrico”, comemorou a presidente e CEO da GM, Mary Barra. “Este é um dia monumental para toda a equipe GM”, concluiu.

Além da GM, que se comprometeu a investir bilhões de dólares em veículos elétricos e autônomos, a Ford também se dispôs a acelerar a eletrificação e ajudar o governo. O Mustang Mach-E, por exemplo, já está sendo testado como veículo de fiscalização da polícia em alguns estados do país.

Fonte: The Verge, General Motors