Publicidade

Governador de Arizona permitiu que Uber testasse carros autônomos "em segredo"

Por| 29 de Março de 2018 às 08h39

Link copiado!

Governador de Arizona permitiu que Uber testasse carros autônomos "em segredo"
Governador de Arizona permitiu que Uber testasse carros autônomos "em segredo"
Tudo sobre Uber

Após um de seus carros causar a morte de uma pedestre no Arizona, EUA, a Uber foi obrigada a suspender seus testes com veículos autônomos pelo próprio governador do estado, Doug Ducey. Porém, e-mails obtidos pelo jornal The Guardian revelam que, até então, a empresa de transportes e o político republicano tinham uma relação bastante amistosa — e é justamente esse relacionamento amigável que pode ter causado a tragédia.

De acordo com o veículo, que teve acesso às mensagens trocadas entre Ducey, seus assessores e executivos da Uber desde 2016, o governador do Arizona sempre tentou impulsionar as atividades da companhia — e sempre recebeu benefícios em troca. Em determinados momentos, Ducey chegou a publicar tweets favoráveis aos serviços da marca e até mesmo a literalmente vestir uma camiseta com seu logotipo durante eventos.

A Uber, por sua vez, ofereceu um espaço para os assessores de Ducey trabalharem em seu escritório em São Francisco e prometeu trazer dinheiro e empregos ao estado com suas inovações tecnológicas. Tanta amistosidade acabou culminando na emissão de uma licença “secreta” para que a empresa iniciasse testes com carros autônomos em 2016, sem a correta supervisão de especialistas.

Continua após a publicidade

O mais impressionante é que, naquela época, a Uber foi proibida pelas autoridades da Califórnia de realizar testes do tipo depois que 16 veículos autônomos foram flagrados ultrapassando sinais vermelhos em semáforos. Os automóveis então foram transportados para o Arizona, sendo recebidos de braços abertos por Ducey — que chegou a publicar uma mensagem de boas-vindas para os carros no Twitter.

Procurado pelo The Guardian, o governador não quis comentar a respeito do assunto. É sensato supor que, caso o estado do Arizona tivesse mantido regras mais rígidas para os testes da Uber (tal como fazem outros estados norte-americanos), o acidente fatal registrado neste mês poderia ser evitado.

Fonte: The Guardian