Publicidade

GM e LG freiam parceria para construção de nova fábrica de baterias nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Janeiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/General Motors
Divulgação/General Motors

A General Motors e a LG colocaram em ponto morto os planos de construir, em parceria, uma quarta fábrica de baterias para carros elétricos nos Estados Unidos. Segundo informações do Wall Street Journal, o desentendimento entre as partes foi grande, e a montadora já procura uma outra empresa para ocupar o lugar da LG no negócio.

O principal motivo, de acordo com a publicação, é que a General Motors cobrou celeridade da LG para que a nova fábrica, prevista para ser construída em Indiana, saísse o mais rápido possível do papel. A responsável pela produção das células de bateria para carros elétricos não concordou, e os planos foram suspensos "indefinidamente".

Continua após a publicidade

A ideia de subir uma nova planta na região de Indiana, porém, segue viva pelos lados da General Motors, que já teria iniciado a procura por uma nova empresa disposta a auxiliar na produção das células de bateria. O nome do possível futuro fornecedor, porém, não foi divulgado até o momento.

LG tem parceria com outras marcas

A parceria entre LG e General Motors para fabricação de baterias para carros elétricos não é a única envolvendo a fornecedora de células. A LG Energy Solution também tem contrato em vigor com Honda e Stellantis, e está negociando para a construção de outras duas fábricas para a Hyundai.

Em relação aos negócios com a GM, até agora o relacionamento rendeu bons frutos. LG e General Motors formaram a joint venture Ultium Cells e inauguraram o negócio com uma gigantesca fábrica em Ohio, capaz de gerar 35 GWh anuais. Uma segunda instalação em Spring Hill, no Tennesee, e uma terceira, em Lansing, Michigan, devem ajudar a alcançar o objetivo de geração de 130 GWh anuais da parceria.

Continua após a publicidade

As empresas não se manifestaram oficialmente a respeito da pausa na parceria, e a última informação conjunta sobre o assunto foi publicada pela própria Ultium Cells em sua conta no Twitter, referente a um investimento de US$ 275 milhões na planta de Spring Hill, no início de dezembro.