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Gigante Baidu é a que mais percorreu milhas com carros autônomos em Pequim

Por| 04 de Abril de 2019 às 17h07

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As empresas de tecnologia têm se movido rapidamente para testar carros autônomos em estradas. Em Pequim, por exemplo, oito empresas percorreram um total de 153.600 quilômetros com suas frotas autônomas em 2018 e a Baidu, dona do maior buscador do país, está na liderança.

Sozinha, a empresa registrou quase 140 mil quilômetros percorridos na capital chinesa, representando cerca de 91% do total de distâncias autoguiadas entre as oito empresas de transporte licenciadas na cidade. Os dados foram divulgados pelos órgãos reguladores de transporte de Pequim.

Embora a autoridade não tenha especificado as condições dos testes – digamos, o número de casos em que um motorista humano teve que intervir para evitar um acidente – os dados oferecem ao público um vislumbre antecipado da tecnologia.

A liderança da Baidu está intimamente ligada à promessa da empresa em investir na tecnologia de inteligência artificial. Quando se trata de aplicativos da IA em mobilidade, a Baidu não é responsável pela criação do hardware, mas utiliza uma plataforma aberta chamada Apollo, que permite que desenvolvedores usem a tecnologia autônoma.

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A Baidu também foi a primeira empresa a conseguir licenças para andar com carros autônomos nas ruas em Pequim, a primeira cidade do país a permitir os testes. Ela ainda trabalha em parceria com a cidade de Changsha para criar 100 táxis automatizados até o final deste ano.

A empresa Pony.ai foi a segunda que mais percorreu estradas de Pequim com carros autônomos. A diferença entre as duas primeiras colocadas foi de 10.132,9 quilômetros. Mesmo assim, a Pony.ai atrai grandes somas de dinheiro de investidores. Parte do seu sucesso pode ser atrelada ao co-fundador James Peng, que foi o ex-arquiteto-chefe da unidade de direção autônoma da Baidu. A startup do sul do país conta com a Sequoia Capital China como um de seus principais investidores e quase alcançou US$ 1 bilhão em valorização depois de levantar US$ 102 milhões em financiamento no ano passado.

Outras empresas que realizam testes são a Tencent, Didi Chuxing (que comprou a 99 no Brasil) e as fabricantes de automóveis NIO, AudiAG, Daimler AG e o grupo estatal BAIC de Pequim. A Didi, que voltou seu foco para segurança após dois assassinatos de passageiros no ano passado, teve o menor número de milhas percorridas em Pequim no ano passado.

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Ficou de fora da lista divulgada a Huawei, que atua no setor de autônomos há algum tempo. Em 2016, a chinesa esteve entre um grupo de empresas de tecnologia e fabricantes de automóveis para formar a Associação Automotiva Global 5G, voltada para o desenvolvimento de tecnologia de comunicações e soluções comerciais para a condução automatizada. Os membros da aliança incluiam Audi, BMW, Daimler, Ericsson, Intel, Nokia e Qualcomm.

Mais recentemente, uma parceria entre Huawei e Audi foi firmada para o fornecimento de chipsets que alimentarão os sedãs autônomos da montadora.

Fonte: TechCrunch