Ford anuncia comercialização de carros autônomos dentro de cinco anos

Por Redação | 30.10.2015 às 14:00

A Ford anunciou na última quinta-feira (29) que veículos totalmente autônomos devem chegar ao mercado nos próximos cinco anos. A notícia foi revelada durante o Seminário Pesquisa e Avanço em Segurança Veicular, em São Paulo.

Thomas Lukaszewicz, do Centro de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford na Alemanha, diz que a evolução dos sistemas de assistência ao motorista, assistência em congestionamentos e estacionamento são fatores que abrem espaço para uma nova tendência do setor automobilístico. "Além dessas tecnologias, a viabilização dos carros autônomos depende principalmente de mapas de alta definição e infraestrutura", pontua.

De acordo com o engenheiro, a montadora está investindo em uma abordagem integrada para avançar no quesito de segurança veicular, uma das maiores preocupações da empresa, incluindo novas tecnologias, além de sistemas de eletrificação, carros conectados e sistemas autônomos. A conectividade, no entanto, será o fator chave para os sistemas avançados de assistência ao motorista no futuro, sendo o responsável por orientar com alertas sobre situações que ocorram fora do campo de visão.

Segundo pesquisas avançadas, existem dois caminhos a serem seguidos: o da comunicação veículo-a-veículo (V2V) e veículo-a-infraestrutura (V2I), usando a tecnologia W-LAN e rede de celular. A Ford trabalha com coleta e processamento de dados usando o sistema SYNC.

"A infraestrutura de comunicação veículo-a-veículo vai trazer maior segurança nas pistas, aumento da eficiência e melhoria no fluxo de tráfego, além de possibilitar informações sobre clima e tráfego em tempo real. Além disso, os veículos podem ser usados como sensores para otimizar o fluxo de tráfego, como por exemplo nos semáforos", completa Lukaszewicz.

Fonte: Automotive Business, IDG Now