Ford abre tecnologias patenteadas para acelerar avanço de carros elétricos

Por Redação | 02.06.2015 às 16:57
photo_camera Reprodução/Ford

A Ford anunciou que vai permitir que seus concorrentes tenham acesso a suas tecnologias patenteadas de veículos elétricos. Objetivo da montadora norte-americana é acelerar a pesquisa e o desenvolvimento nessa área.

Em 2014, a Ford registrou mais de 400 patentes de veículos elétricos – número que representa mais de 20% das mais de 2.000 do total de patentes geradas pela empresa no ano passado. "Nosso objetivo é a inovação", comentou Kevin Layden, diretor de Programas de Eletrificação da Ford. "O caminho para desenvolver a melhor tecnologia é a pesquisa constante. Compartilhando nossas pesquisas com outras empresas, vamos acelerar o avanço da tecnologia de veículos elétricos para oferecer produtos ainda melhores aos clientes", concluiu.

Entre as patentes oferecidas estão, por exemplo, um sistema de balanceamento que aumenta a capacidade de carga e vida útil da bateria, um sistema de frenagem regenerativa com variação de temperatura e uma interface para monitoramento de dados do comportamento do motorista.

Com a novidade, as empresas interessadas podem adquirir as patentes da montadora dos EUA, mediante uma taxa, por meio da área de licenciamento e comercialização de tecnologia da empresa, ou da AutoHarvest – um centro colaborativo de licenciamento e inovação para fabricantes de automóveis. A AutoHarvest permite que seus membros apresentem tecnologias e entrem em contato direto com outros inventores para explorar oportunidades de negócios de interesse mútuo.

"A Ford ajudou a fundar a AutoHarvest para dar eficiência e transparência ao licenciamento de tecnologia em toda a indústria automotiva", diz Bill Coughlin, presidente da Ford Global Technologies, que gerencia a propriedade intelectual da Ford.