Ferrari deve lançar seu primeiro carro elétrico antes da Lamborghini
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Escritório de Patentes dos EUA revelou um registro oficial do que pode ser o primeiro carro 100% elétrico da Ferrari. A montadora, que já chegou a dizer que um modelo zero emissão seria lançado até 2025, parece mesmo disposta a apresentar algumas novidades dentro dessa linha.
- Lamborghini decreta fim de seus carros a combustão; veja quando será o adeus
- Os 5 carros mais caros do mundo
Como é de conhecimento geral, a maioria dos carros da Ferrari abriga os motores em sua traseira, sobretudo os modelos de maior performance. Entretanto, segundo a patente, no lugar do propulsor, o vindouro carro elétrico da marca italiana alocaria o conjunto de baterias na parte de trás, além de algumas células no assoalho do veículo.
O documento, registrado em 2019, ainda revela que essa nova plataforma de carro elétrico também seria capaz de ser a base para carros híbridos. Afinal, há um bom espaço na dianteira do veículo e também na traseira, e, com um truque de engenharia, os mecânicos poderiam acoplar um motor convencional por ali.
A SF90 Stradale e a SF90 Spider, os dois modelos híbridos da Ferrari, têm seus motores a combustão justamente na região traseira, com a dianteira servindo para abrigar o propulsor elétrico que ajuda os hipercarros a terem, respectivamente, 780cv e 1000cv.
Além disso, as imagens da patente dão algumas pistas do que esse carro seria do ponto de vista estético. Atualmente, modelos como as próprias SF90 e outras mais recentes, como a Ferrari Roma, apresentam uma certa padronização, bem diferente do formato mais "antiquado" visto no documento.
O registro de uma patente não quer dizer necessariamente que um produto será, de fato, lançado, mas, a julgar pelas pistas da montadora de Maranello sobre o tema da eletrificação e um recente avanço de sua concorrente direta, a Lamborghini, é possível que em breve vejamos uma Ferrari zero emissão.
A expectativa é que a primeira Ferrari 100% elétrica seja lançada até 2025.
Fonte: The Drive