Ferrari deve lançar seu primeiro carro elétrico antes da Lamborghini

Ferrari deve lançar seu primeiro carro elétrico antes da Lamborghini

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 14 de Fevereiro de 2022 às 11h20
Divulgação/ Ferrari

O Escritório de Patentes dos EUA revelou um registro oficial do que pode ser o primeiro carro 100% elétrico da Ferrari. A montadora, que já chegou a dizer que um modelo zero emissão seria lançado até 2025, parece mesmo disposta a apresentar algumas novidades dentro dessa linha.

Como é de conhecimento geral, a maioria dos carros da Ferrari abriga os motores em sua traseira, sobretudo os modelos de maior performance. Entretanto, segundo a patente, no lugar do propulsor, o vindouro carro elétrico da marca italiana alocaria o conjunto de baterias na parte de trás, além de algumas células no assoalho do veículo.

O documento, registrado em 2019, ainda revela que essa nova plataforma de carro elétrico também seria capaz de ser a base para carros híbridos. Afinal, há um bom espaço na dianteira do veículo e também na traseira, e, com um truque de engenharia, os mecânicos poderiam acoplar um motor convencional por ali.

Imagens mostram local exato de onde poderiam ficar as baterias da Ferrari elétrica (Imagem: Divulgação/ USPTO)

A SF90 Stradale e a SF90 Spider, os dois modelos híbridos da Ferrari, têm seus motores a combustão justamente na região traseira, com a dianteira servindo para abrigar o propulsor elétrico que ajuda os hipercarros a terem, respectivamente, 780cv e 1000cv.

Além disso, as imagens da patente dão algumas pistas do que esse carro seria do ponto de vista estético. Atualmente, modelos como as próprias SF90 e outras mais recentes, como a Ferrari Roma, apresentam uma certa padronização, bem diferente do formato mais "antiquado" visto no documento.

Patente mostra que plataforma pode abrigar um carro elétrico ou híbrido (Imagem: Divulgação/ USPTO)

O registro de uma patente não quer dizer necessariamente que um produto será, de fato, lançado, mas, a julgar pelas pistas da montadora de Maranello sobre o tema da eletrificação e um recente avanço de sua concorrente direta, a Lamborghini, é possível que em breve vejamos uma Ferrari zero emissão.

A expectativa é que a primeira Ferrari 100% elétrica seja lançada até 2025.

Fonte: The Drive

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.