Publicidade

Ericsson, Orange e Grupo PSA se unem em projeto para carros conectados com 5G

Por| 09 de Janeiro de 2017 às 09h15

Link copiado!

Ericsson, Orange e Grupo PSA se unem em projeto para carros conectados com 5G
Ericsson, Orange e Grupo PSA se unem em projeto para carros conectados com 5G

A Ericsson, a empresa de telecom francesa Orange e o Grupo PSA assinaram um acordo de parceria para o desenvolvimento de um projeto-piloto de tecnologia 5G para aplicação no mercado automotivo.

Denominada “Towards 5G”, a parceria para carros conectados tem como objetivo alavancar a evolução da tecnologia 4G e 5G para responder às necessidades destes veículos, como os sistemas de transportes inteligentes (intelligent transport systems – ITS), melhorar a segurança rodoviária e implementar novos serviços.

O trabalho conjunto vai se focar em arquiteturas vehicle-to-vehicle (V2V) e vehicle-to-everything (V2X), assim como em tecnologias necessárias para implementar ITS em tempo real e serviços em carros conectados. Os testes iniciais vão utilizar uma arquitetura ponta a ponta baseada em tecnologia LTE antes de fazerem a evolução para tecnologias LTE-V e 5G.

“Os serviços conectados de IoT são cruciais para melhorar a experiência do usuário de nossos clientes, que exigem hoje níveis sem precedentes de conforto e conveniência, assim como serviços personalizados em seus veículos”, diz Carla Gohin, vice-presidente de Pesquisa do grupo PSA.

Continua após a publicidade

Projeto em andamento

No projeto, a montadora é responsável pela definição das necessidades de cada caso de utilização, integração de arquitetura e validação da experiência do cliente. Já a Ericsson contribui com rádio e com uma rede central virtualizada distribuída que oferece serviços inteligentes de mensagens geo-localizadas, enquanto a Orange fornece a rede móvel e o espectro associado para o local dos testes, assim como a conectividade embarcada com integração de aplicações para veículos.

Os primeiros casos de utilização para ITS cooperativos foram já definidos e estão em fase de testes. Entre eles está a capacidade de compartilhamento de imagens entre veículos conectados em viagem para que o condutor de um carro possa “ver” através do veículo que está na sua frente, assim como notificações em tempo real quando um carro em serviço de emergência se aproxima. Essa iniciativa vai contar com mais testes em 2017.

“A tecnologia 5G vai assumir um papel fundamental no sistema de transportes do futuro. A Ericsson disponibiliza redes, TI e soluções inovadoras muito específicas à indústria automóvel. Juntamente com empresas chave como a PSA e a Orange, asseguramos que são cumpridos os necessários níveis de proteção e segurança e é ainda garantida a contribuição para uma sociedade inteligente mais sustentável”, complementa Charlotta Sund, vice-presidente e diretora do Customer Group Industry & Society da Ericsson.

Continua após a publicidade

Fonte: Ericsson