Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa aposta em estação de troca rápida de bateria para carros elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Janeiro de 2022 às 10h04

Link copiado!

Divulgação/CATL
Divulgação/CATL

Motivo de maior reclamação dos donos de carros elétricos, a bateria, ou melhor, a autonomia dela, pode deixar de ser uma dor de cabeça em breve. A Contemporary Amperex Technology (CATL), gigante chinesa de tecnologia, apresentou uma solução inovadora: o EVOGO.

O sistema é formado por uma solução modular de troca rápida de bateria, que inclui blocos chamados de Choco-SEB (swapping electric block, ou blocos elétricos para troca) e um aplicativo que permite a conexão entre clientes, veículos, estações e baterias.

Segundo Chen Weifeng, gerente geral da CAES, subsidiária da CATL, os proprietários tendem a comprar carros elétricos com baterias maiores para aliviar a ansiedade por autonomia, embora apenas 10% a 20% da capacidade total sejam geralmente necessárias para uso diário. E é aí que entraria o EVOGO.

Continua após a publicidade
“O EVOGO permite que os clientes escolham o número de blocos de bateria para alugar de acordo com seus cenários e hábitos de direção. Apenas um bloco é necessário para o deslocamento no centro da cidade, enquanto para viagens mais longas, os clientes podem alugar de dois a três, e trocá-los por um novamente depois de retornar à cidade”.

Bateria modular é compatível com maioria dos BEVs

Os blocos Choco-SEB, segundo a CATL, têm tudo para preencher uma lacuna no mercado. Segundo a fabricante, o sistema de troca é compatível com “80% dos modelos globais de veículos baseados em plataforma BEV disponíveis no mercado e todos os modelos baseados em plataforma BEV a serem lançados nos próximos três anos globalmente”.

Continua após a publicidade

O tempo de troca também é outro ponto que chama a atenção no projeto. A CATL informou que a substituição de cada bloco de 26,5 kWh não ultrapassará 60 segundos, ou seja, em menos de 1 minuto um dono de carro elétrico poderá deixar o veículo pronto para rodar por mais 200 quilômetros.

As estações de troca terão capacidade para abrigar até 48 células modulares de bateria e, segundo a CATL, serão destinadas não apenas para veículos de passageiros compactos e médios, mas também para atender a veículos de logística e entrega.

Fonte: CATL, Green Car Reports