Publicidade

Em SP, donos de carro elétrico recebem desconto no IPTU

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Setembro de 2022 às 15h25

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou uma mudança na regra de desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para proprietários de carros elétricos ou movidos a hidrogênio. Agora, todos os modelos fazem parte do programa, independentemente do valor. O desconto máximo é de R$ 3.292.21.

Esse desconto já valia desde junho de 2021, mas atendia pouquíssimos modelos disponíveis no mercado nacional, já que o limite para o valor do carro era R$ 150 mil. Nesse caso, apenas donos de Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech seriam beneficiados e, mesmo assim, pouquíssimo tempo, já que ambos são produtos recentes por aqui.

Continua após a publicidade

Mesmo sem explicar como o cálculo desse desconto será feito, a ideia da prefeitura é de pegar parte do que é pago no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) desses veículos e abater do IPTU. Em São Paulo, carros elétricos e híbridos já têm desconto de 50% na alíquota do IPVA.

Com essa mudança, serão beneficiados proprietários de carros como o Volvo XC40 Pure Electric, Porsche Taycan, Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, entre outros. Além do desconto no IPVA e no IPTU, os carros elétricos também não participam do rodízio veicular na capital paulista, bem como os modelos híbridos.

O desconto no IPTU já está valendo em toda a cidade e faz parte de um Decreto Municipal que entrará na lei 17.563/2021.