É hora do adeus: Google anuncia a aposentadoria de seu carro Firefly

Por Redação | 13 de Junho de 2017 às 14h33
photo_camera Reprodução/Google

Esta terça-feira (13) está sendo movimentada para o mercado de carros autônomos. Além de Tim Cook, CEO da Apple, ter confirmado que a companhia está trabalhando em um sistema para veículos de auto-condução, o Google anunciou que o seu pequeno carro será aposentado.

De acordo com informações divulgadas no Waymo (Twitter chinês), o Firefly se despedirá do mundo para dar espaço a outro investimento. Em vez de continuar seus trabalhos com o veículo, a gigante da tecnologia optou por se concentrar em integrar sua tecnologia autônoma em carros maiores, como a minivan Crysler Pacifica.

Em uma postagem em seu blog, a equipe da empresa explicou que, voltando sua atenção para veículos produzidos em massa como o Pacifica, será possível levar a "tecnologia totalmente auto-dirigida para mais pessoas, mais rapidamente".

De fato, o Google sempre deixou claro que não tinha a intenção de lançar o Firefly no mercado. Na verdade, a intenção da companhia era desenvolver o protótipo para testar seu sistema autônomo. Agora, no entanto, parece que seu objetivo será estabelecer parcerias com montadoras interessadas na tecnologia.

"Projetando e construindo um veículo verdadeiramente auto-dirigido a partir do zero, conseguimos quebrar alguns dos primeiros quebra-cabeças da auto-condução — onde colocar os sensores, como integrar o computador e como garantir a segurança dos passageiros", disse a Waymo. "Ao responder a essas perguntas, o Firefly definiu algumas de nossas características mais reconhecidas, como a cúpula em cima de cada carro Waymo (colocando o LiDAR e as câmeras em um ponto central, nossos sensores podem ver mais e nosso computador pode processar dados de forma mais eficiente)", completou.

Como uma homenagem ao seu carrinho, a Waymo colacará seus Fireflies em exposição no Computer History Museum em Mountain View, Califórnia, e também no Design Museum, em Londres. "O Firefly nos levou a uma viagem incrível nos últimos três anos, e estamos ansiosos para compartilhar esse histórico de auto-condução com o mundo", comemorou a companhia.

Via DigitalTrends

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!