Cruise lança serviço de carona em carro autônomo para seus funcionários

Por Redação | 09 de Agosto de 2017 às 17h52

A Cruise, startup de carros autônomos adquirida pela GM no ano passado, lançou um serviço de carona para seus funcionários em São Francisco.

Chamado de Cruise Anywhere, ele permite que os colaboradores usem um aplicativo de smartphone para solicitar a carona e se deslocar a qualquer lugar de São Francisco, sete dias por semana.

O sistema atua em versão beta, por isso, ainda está restrito aos funcionários da empresa, mas o resultado é bem positivo. A Cruise relata que o serviço já o principal meio de transporte de vários funcionários, substituindo o transporte público, carros próprios e apps como Uber.

A startup informa que 10% dos funcionários estão usando o beta, e a cada semana mais são liberados para usar o serviço, a partir de uma lista de espera.

Carro da Cruise leva usuário do app de carona

O Cruise Anywhere se alinha com a estratégia da empresa, que planejou o lançamento de um aplicativo de carona como ponto de partida. O CEO e cofundador da startup, Kyle Vogt, disse em entrevista que a empresa está “entusiasmada com a evolução da tecnologia”.

A Cruise foi adquirida pela GM por US$ 1 bilhão em março de 2016. Na época, Vogt disse que a montadora dividia uma “visão clara e sóbria sobre o desenvolvimento de veículos autônomos em grande escala, parecida com a nossa”.

Frota vai crescer

Os funcionários da Cruise podem utilizar os serviços de carona autônoma entre 16 e 24 horas por dia, dependendo da disponibilidade da frota. Nos próximos dois meses, mais 100 carros serão incorporados ao serviço, o que deve expandir a operação. O app funciona em toda a área mapeada de São Francisco.

Frota da Cruise

Os carros da frota são Chevrolet Bolt EVs modificados e equipados com sensores e software de direção autônoma. Cada veículo possui um motorista de segurança para testes, conforme exigência da lei. Ainda assim, a Cruise diz que esses motoristas tiveram que assumir o controle manual dos veículos apenas em algumas ocasiões.

O objetivo é construir uma experiência de usuário pronta para uso do consumidor, embora a Cruise não afirme se ou quando o serviço estará disponível para o público em geral.

Fonte: TechCrunch

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