Continental desenvolve volante com controle por gestos

Por Redação | 02 de Junho de 2016 às 23h30
photo_camera http://hipertextual.com/2016/05/volantes-del-futuro-gestos

A empresa alemã Continental, especializada em pneus e peças para carros, está desenvolvendo um sistema acionado por gestos simples que integra o volante e o painel do veículo para diversas funções. O objetivo é o mesmo dos tradicionais botões: evitar que o motorista tenha que tirar a mão do volante; porém, simplifica ainda mais e substitui todos os botões por apenas dois painéis transparentes.

Os painéis lembram as atuais borboletas que são usadas para troca de marcha, mas executam outras funções no carro. A ideia dessa tecnologia é, ainda, evitar que o motorista tenha que navegar por diversos menus com a necessidade de alcançar muitos botões até encontrar o que precisa.

O líder do projeto, Ralf Lenninger, destaca que os gestos usados são bem simples e intuitivos, sendo bem similares aos que usamos em smartphones. “Com gestos definidos para uma determinada área do volante, podemos minimizar as distrações do condutor e aumentar a segurança. O fato do sistema se basear em controles perto do volante permite que os erros sejam menos frequentes, já que não serão gestos habituais do cotidiano.”

Volante

Para percorrer os menus basta deslizar o dedo para cima ou para baixo

Para selecionar um aplicativo ou sub-menu o motorista deve mover o dedo na horizontal

Com este movimento é possível aceitar ou rejeitar uma chamada

Clicando duas vezes em uma música, ela começa a tocar

A tecnologia possui um sensor que compõe uma câmera 3D com um sensor de imagem integrado, convertendo o sinal infravermelho detectado pelo sensor a uma imagem 3D. A promessa é que estes sensores possuam uma precisão milimétrica.

Apesar do sistema não ser uma tecnologia nova, ele promete revolucionar completamente a interação entre carro e motorista, e é preciso que isso aconteça rápido, já que em poucos anos virão os carros autônomos e tais sistemas não serão mais necessários.

Fonte Hipertextual

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.