5 motivos para NÃO comprar o Chevrolet Equinox 2022
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Chevrolet Equinox 2022 é um acerto inegável da General Motors, que trabalhou para ter um produto de alto nível no mercado nacional, mas mantendo as características que fizeram o SUV ter sucesso na terra do Tio Sam. Entretanto, nem tudo são flores para esse carrão.
- Review Chevrolet Equinox | O anti-Compass perfeito, não fosse por um detalhe
- 5 motivos para comprar o Chevrolet Equinox 2022
Por mais completo e espaçoso que seja, o Equinox peca em alguns detalhes que, mesmo sem ser necessariamente defeitos do projeto, podem fazer com que os potenciais clientes optem por outros SUVs da mesma faixa de preço, ou até mesmo alguns mais em conta.
Sendo assim o Canaltech tomou como base a variante Premier, a topo de gama do SUV médio, para fazer a lista dos 5 motivos para não comprar o novo Chevrolet Equinox.
5. Porta-malas
Mesmo tendo um dos maiores comprimentos da categoria, com 4,65m e o excelente entre-eixos de 2,72m, o Chevrolet Equinox 2022 deixa muito a desejar no quesito porta-malas: são apenas 465 litros, menos até do que SUVs menores dentro da categoria, como o Volkswagen Taos, que ostenta 498l.
Sem a tampa que separa o porta-malas do vidro traseiro, até que o Equinox ganha em espaço, mas sua visibilidade fica afetada, o que não é recomendado por questões de segurança. Sendo assim, bola fora. O porta-malas é ruim? Até que não. Mas poderia ser bem melhor.
4. Piloto automático adaptativo
Embora tenha um bom pacote de segurança e assistência ao motorista, não faz muito sentido a Chevrolet não ter instalado o Piloto Automático Adaptativo no Equinox 2022. Praticamente todos os seus concorrentes possuem esse recurso, ao menos como opcional.
3. Acabamento
Assim como acontece com o sedan da montadora, o Chevrolet Cruze, o Equinox peca no acabamento. O que esperamos de um carro dessa categoria é o uso circunstancial do plástico duro, e não uma regra. Há abundância dese material na cabine, sobretudo no painel principal, algo que deve acarretar em ruídos com o tempo de uso.
Há sim soft touch nas portas e em parte do painel, mas não basta. Estamos falando de um SUV familiar de mais de R$ 200 mil.
2. Consumo
O Chevrolet Equinox é equipado com o mesmo motor tanto na versão RS quando na Premier, o competente 1.5 turbo de 172cv e 27,8 kgf/m de torque, sempre aliado ao câmbio automático de seis marchas. Falaremos do desempenho posteriormente, para primeiro dar alguns pitacos sobre o consumo, que também não enche os olhos.
Em nossas medições, o Chevrolet Equinox não passou de 8,5 km/l no uso urbano e 12,1 km/l na estrada. Para um carro que só pode ser abastecido com gasolina, deixou a desejar. Para efeito de comparação, o Jeep Compass, quando abastecido com esse combustível, faz médias de 10,5 km/l na cidade, mesmo sendo alguns quilos mais pesado.
1. Desempenho
Quando chegou ao Brasil, o Equinox oferecia o maravilhoso motor 2.0 turbo de 262cv e 37 kgf/m de torque, que fazia com que o SUV fosse de 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos. Há alguns anos, porém, o SUV é vendido somente com o bom e apenas suficiente 1.5 turbo de 172cv e 27,8 kgf/m de torque.
Para um carro que pesa 1.561kgs vazio, por vezes sentimos que o motor mais forte fez falta. O Equinox não chega a irritar, é verdade, e até se sai bem no ambiente urbano. Mas, na estrada ou em vias expressas, a falta de vigor foi notória. Isso era algo que já percebemos antes da atualização e que não foi melhorado na versão atual. Pena.