Publicidade

10 carros que duraram pouco tempo no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Fevereiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/ Gene
Divulgação/ Gene

O mercado automotivo brasileiro já teve inúmeras pérolas fabricadas e vendidas por aqui. Modelos de diferentes níveis, preços e designs, e que certamente marcaram época, permanecendo nas concessionárias por muitos anos. Entretanto, existem exemplos de carros que, apesar de até serem bons, tiveram vida muito curta por aqui.

Para quem é apaixonado por carros, esse tipo de sensação de que "um carro saiu de linha rápido demais" acontece bastante. Modelos vendidos por apenas três, quatro anos, podem, sim, ser considerados automóveis que tiveram vida curta no Brasil. Há exemplos que ficaram somente por um ano à venda.

Pensando nisso, o Canaltech reuniu alguns desses modelos mais famosos e listou 10 carros que duraram pouco tempo no mercado brasileiro. Será que você se lembra?

Continua após a publicidade

10. Volkswagen Pointer

O Volkswagen Pointer é um projeto oriundo da Autolatina, parceria entre a Ford e a Volkswagen que rendeu alguns carros entre elas, diferenciados por apenas alguns detalhes, como o nome, por exemplo. O Pointer nada mais era que a versão quatro portas do VW Logus, irmão de plataforma do Ford Escort.

Com apelo esportivo e diferentes motorizações, o carro fez muito sucesso entre seus proprietários e foi bem avaliado na época. A versão mais marcante foi a GTi, que vinha com motor 2.0 de 116cv de potência e 17,7 kgf/m de torque.

O VW Pointer ficou à venda no mercado brasileiro somente de 1994 a 1996, com o fim da Autolatina.

Continua após a publicidade

9. Hyundai Sonata

A história do Hyundai Sonata foi curta no Brasil. O carro foi vendido somente entre os danos de 2010 e 2014, por meio de importação do Grupo Caoa. Mesmo com enorme qualidade e com bom custo-benefício, o lançamento do irmão maior Hyundai Azera, equipado com o conhecido motor V6 da linha, que rendia 250cv e 28,8 kgf/m de torque, praticamente sepultou a trajetória do sedan médio/grande.

O Sonata, no caso, era equipado com um motor 2.4 de 182cv e 23,3 kgf/m. Mas vinha bem equipado de série, rivalizando com modelos alemães sem grandes problemas.

Continua após a publicidade

8. Fiat Brava

Lançado no Brasil em 1999 e com fabricação local, o Fiat Brava era a versão hatch do Marea, mas tinha tanta personalidade própria por conta do seu design arrojado para aqueles tempos que não pegou a má-fama do irmão sedan. Pelo contrário.

Um dos aspectos que mais chamava a atençãno no Brava ELX era a atualização no motor 1.6, que rendia bons 106 cv e 15,1 kgfm. A cor "azul esverdeada" e o design das lanternas traseiras falavam por si só. Isso sem falar no ótimo acabamento e conforto a bordo.

Continua após a publicidade

O hatch saiu de linha em definitivo em 2003.

7. Kia Rio

Lançado em 2020 e com importações encerradas no início de 2022, o Kia Rio era um hatch muito desejado pelo mercado, já que tinha boa fama em outras praças. De bom porte e com pacote de equipamentos interessante (quando lançado oficialmente, quase uma década antes), o modelo chegou em duas versões, sempre com o motor 1.6 da Hyundai, o mesmo que equipava o HB20 e rendia 130cv.

Continua após a publicidade

A defasagem com relação aos rivais turbinados e mais equipados, além do preço acima da média em comparação a eles, ajudou para que o Kia Rio tivesse vida curta em nosso mercado. Bonito, ele é. Mas não deu certo. Pena.

6. Nissan Altima

Posicionado acima do Sentra, o Nissan Altima teve vendas oficiais no Brasil durante apenas um ano, entre 2013 e 2014, sempre importado. De porte grande para o nosso mercado, o sedan era bem equipado e tinha um acabamento excelentem além de um design atraente.

Continua após a publicidade

Embaixo do capô tínhamos um motor 2.5 aspirado, mas que não fazia feio. Eram 182cv de potência e 24,8 kgf/m de torque, que rendiam ao sedan uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7s. O problema, no caso do Altima, era competir com modelos como Ford Fusion, Hyundai Azera e até carros alemães de entrada, como o BMW 320i.

5. Honda Accord híbrido

A última geração do Honda Accord, que chegou ao Brasil somente na versão híbrida em agosto de 2021, teve pouquíssimo tempo de mercado: seis meses.

Continua após a publicidade

Com um inovador sistema de motorização híbrida, que privilegia o propulsor elétrico em arrancadas e o a combustão em velocidade de cruzeiro, o preço de lançamento pode ter sido um dos vilões: R$ 300 mil.

A Honda deve trazer a nova geração do Accord ao Brasil em 2023 e esperamos que ele fique por mais tempo.

4. Volkswagen Golf Variant

Continua após a publicidade

Os amantes de peruas sentem falta desse carro até hoje. Vendida no Brasil entre 2015 e 2018, a VW Golf Variant foi a sucessora do Jetta Variant e era feita com base na versão hatch do seu homônimo.

O motor era o conhecido 1.4 TSi de 140cv e 25,5 kgf/m de torque (150cv na versão flex), aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas.

3. Hyundai Veloster

Continua após a publicidade

Se você foi adolescente na época do lançamento do Hyundai Veloster, certamente deve ter se apaixonado pelo design do carro e, sempre que o via na rua, muitas vezes pode ter virado o pescoço para ver e pensado: um dia terei um desses. Bem, naquela época, quem não era muito fã de carros e não tinha acesso à informação poderia ser facilmente enganado pela aparência desse hatch "esportivo".

Equipado com o mesmo motor 1.6 do HB20, o Hyundai Veloster foi um verdadeiro mico em solo brasileiro, permanecendo no mercado somente entre os anos de 2011 a 2014.

2. Caoa Chery Tiggo 3X Pro

Continua após a publicidade

Sucessor do Caoa Chery Tiggo 2, o Tiggo 3X Pro prometeu muito e entregou pouco. Mesmo equipado com um motor 1.0 turbo de 102cv de potência e 17,1 kgf/m de torque a 2000rpm, o desempenho parecia pior do que seu antecessor. Pelo menos tinha um belo design e porta-malas interessante.

Lançado em 2021, o Tiggo 3X saiu de linha menos de um ano depois. O preço e a forte concorrência podem ser os motivos principais.

1. Chevrolet Sonic

Lançado em 2012, o Sonic veio para brigar em um segmento que parecia promissor à época, o de compactos premium. Mas com preço acima da média dos concorrentes e a fama de ser mecanicamente complicado, vendeu pouco e logo "morreu", com sua importação interrompida em 2014.

Ele era equipado com o mesmo motor, tanto na versão hatch quanto na sedan, com um propulsor 1.6 aspirado de 120cv de potência e 16,3 kgf/m de torque.