Carro “sem motorista” chama a atenção nos EUA

Por Redação | 03 de Junho de 2016 às 17h14

Muito se fala sobre as tecnologias de carros autônomos, mas como as pessoas reagiriam em uma situação em que, realmente, não existisse um motorista ao volante? Foi o que o YouTuber Rahat colocou à prova em uma nova pegadinha, na qual se “disfarçou” de banco e deu a impressão, para quem passava, de que o veículo não possuía motorista.

O carro também não foi escolhido por acaso. Rahat utilizou um Tesla Model S, que não apenas é de uma montadora que representa a vanguarda da tecnologia automotiva com seus veículos elétricos, mas também possui um modo de piloto automático. Claro, ele ainda exige que um motorista esteja ao volante, mas é capaz de reconhecer obstáculos, parar e acelerar por meio de sensores e sistemas automatizados.

As reações de motoristas que passavam por uma autoestrada nos Estados Unidos vão da surpresa ao terror ao perceberem que, aparentemente, não havia ninguém pilotando o carro. Alguns tentaram enxergar se existia alguém passando mal dentro do veículo, enquanto outro chegou a gravar a cena, afirmando que estava diante do futuro da tecnologia automobilística.

Essa revolução, entretanto, ainda não está assim tão próxima de nós. Rahad estava muito bem escondido, mas ainda sentado ao banco do motorista, usando uma capa que simula o banco e dava a impressão de que não havia ninguém ali. O banco do passageiro também foi customizado da mesma maneira para aumentar essa sensação.

A ideia é inteligente, e feita com segurança – ao contrário de outras pegadinhas do tipo, em que o motorista está escondido no banco traseiro ou controlando o veículo remotamente, situações em que problemas sempre podem acontecer. Rahat estava efetivamente ao volante, apesar de não parecer. Mesmo assim, o vídeo é um testamento à segurança da tecnologia da Tesla, uma vez que, durante as gravações, não houve nenhum momento em que ele tivesse que assumir a direção emergencialmente.

Fonte: Magic of Rahat (YouTube)