Carro autônomo levou seis dias para viajar 2.000 km sozinho na China

Por Redação | 20.04.2016 às 10:06

A montadora chinesa de automóveis Changan Automobile anunciou que os testes do seu carro autônomo em estradas na China foram bem-sucedidos. Foram utilizados dois automóveis, que viajaram de Chongqing no sudoeste da China, e sede da montadora, até Pequim. O percurso de 2 mil quilômetros foi concluído em seis dias, uma média de 321,8 quilômetros por dia. Os dois automóveis foram colocados em uma estrada de viagem convencional, em um ambiente dinâmico.

Em declaração à bolsa de Shenzhen, a empresa disse que seus carros que dirigem sozinhos utilizaram câmeras e radares que permitem o teste de uma série de funções diferentes. De acordo com a montadora, os veículos sem motoristas foram capazes de avaliar diferentes tipos de situações, como solicitar condução assistida quando há congestionamento ou manutenção na pista.

Li Yusheng, engenheiro-chefe do projeto da Changan, disse que o carro conseguiu atingir 120 km/h em uma estrada aberta e se adaptou às mudanças na superfície da estrada. Kong Zhouwei, um dos testadores do carro, disse que quando os automóveis atravessaram pequenos túneis que são pouco iluminados, seu tempo de resposta foi mais lento. Ele atribuiu a taxa de resposta mais lenta dos carros à dificuldade das câmeras em reconhecer as marcações da estrada quando as luzes externas são alteradas. Zhouwei afirmou que a empresa pretende empregar técnicas de radar a laser, a fim de resolver tal dificuldade encontrada nos carros.

A Changan se une a outras empresas chinesas como a BYD, Baidu, SAIC Motor, Group GAC e BAIC na corrida global para criar carros que dirigem sem a intervenção do homem. A montadora tem como objetivo produzir automóveis que dirigem de maneira autônoma exclusivamente em estradas. É possível que eles já estejam disponíveis comercialmente em 2018.

Via Tech Times

Fonte: http://www.techtimes.com/articles/151563/20160420/self-driving-car-successfully-drives-itself-1200-miles-across-china-in-six-days.htm