Carregamento via wireless para carros está se tornando realidade

Por Redação | 05 de Abril de 2016 às 11h40

Os veículos elétricos têm ganhado força no mercado, e a Tesla é prova disso. O Model 3 atingiu o número de 230 mil pedidos em apenas dois dias, reforçando a tendência do setor. Pensando nisso, pesquisadores têm investido em maneiras de otimizar o funcionamento dos veículos, e o recarregamento da bateria é uma das prioridades.

Cientistas do Laboratório Nacional Oak Ridge, pertencente ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, estão desenvolvendo e testando formas de carregar as baterias dos veículos sem ter de conectá-los a uma tomada. O objetivo é que a tecnologia desenvolvida seja tão eficiente quanto os atuais carregamentos por cabo disponíveis no mercado.

É evidente que o carregamento wireless para um veículo exige muito mais dos pesquisadores, já que requer maior potência do que a tecnologia envolvida na recarga de smartphones, por exemplo. Mas uma recente descoberta aproxima o recarregamento sem fio de veículos da realidade.

Apesar de não haver previsão para a sua implantação, o sistema de recarga de 20 kW desenvolvido no laboratório norte-americano apresentou 90% de eficiência. A ideia é aumentar a capacidade do sistema para 50 kW, permitindo um desempenho tão eficiente quanto os atuais.

A tecnologia, sem dúvida, abrirá mais portas para o setor de carros elétricos, já que sua utilização será facilitada e mais prática. A expectativa é que os próximos passos da pesquisa surpreendam ainda mais em seus resultados.

Via: Gizmodo

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.