Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmara rejeita isenção de tarifa de pedágio para carros elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Novembro de 2021 às 11h40

Link copiado!

Divulgação/ Fiat Brasil
Divulgação/ Fiat Brasil

O Brasil ainda engatinha no mercado de carros elétricos e algumas medidas são pensadas para estimular a compra desses veículos. Uma delas, porém, acabou de ser rejeitada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados no último dia 11 de novembro; o Projeto de Lei 2397/21, que previa a isenção da tarifa dos pedágios para proprietários de automóveis 100% elétricos.

Segundo o autor do PL, o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB), a ideia dessa isenção seria de justamente estimular os consumidores a comprarem carros elétricos, mesmo que, para de fato passar por um pedágio, é necessário viajar por rodovias, algo pouco recomendado para quem tem somente um carro elétrico, já que a autonomia e a oferta de carregadores nas estradas é bem baixa.

A argumentação do relator da Comissão, Felipe Rigoni (PSB-ES), porém, foi que se a isenção fosse aprovada, o caminho natural seria de repassar os custos para quem ainda tem carros a combustão ou híbridos, esmagadora maioria da frota de automóveis no Brasil. Essa gratuidade, se fosse aprovada, deveria ser prevista nos futuros editais de concessão de rodovias publicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, atualmente, existem alguns benefícios para quem tem um carro eletrificado no Brasil. No caso da cidade de São Paulo, há a isenção do rodízio municipal de veículos, além de um desconto na cobrança do IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores). Em alguns estados, porém, essa cobrança já foi extinta, como no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, para citar alguns.

Por ter sido rejeitada em todas as comissões, a PL 2397/21 será arquivada.

Fonte: Agência Câmara de Notícias