Califórnia pode liberar testes de carros autônomos sem acompanhamento de pessoas

Por Redação | 12 de Março de 2017 às 12h30

A legislação da Califórnia para testes de carros autônomos poderá, em breve, ficar um pouco mais relaxada, permitindo que esses veículos trafeguem pelas vias públicas do estado mesmo sem o acompanhamento de humanos na cabine.

A proposta de alteração na regulamentação foi feita pela própria autoridade local de trânsito (DMV) e deverá reverter uma decisão aprovada no ano passado, que exige que qualquer veículo autônomo tenha um motorista humano presente durante todo o trajeto, pronto para assumir o volante caso qualquer incidente ocorra.

Além de permitir a exclusão do fator humano nos testes, a regra também permitirá que fabricantes não sejam mais obrigados a instalar volantes ou pedais em seus veículos, o que trará um novo potencial de reorganização interna da cabine para carros autônomos.

A nova regra poderá começar a valer até o final deste ano, mas ainda exigirá que empresas que desejam testar esse tipo de veículo busquem autorização da Agência Nacional de Segurança de Trânsito dos Estados Unidos.

Apesar de ser o maior hub de testes de carros autônomos no país, a Califórnia está enfrentando a concorrência de outros estados americanos, como Michigan – berço da indústria automotiva dos Estados Unidos –, que já havia autorizado testes sem humanos anteriormente.

Via: Slash Gear

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!