Califórnia permitirá testes de carros autônomos sem motoristas no volante

Por Ramon de Souza | 27 de Fevereiro de 2018 às 18h00

Uma boa notícia para quem sonha com o futuro dos carros autônomos. Na manhã de ontem (26), o Escritório de Direito Administrativo do Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV) anunciou que permitirá que empresas de tecnologia testem seus automóveis inteligentes sem o auxílio de um piloto atrás do volante. Até então, essas simulações só eram permitidas se algum indivíduo treinado estivesse dentro do carro para dirigi-lo em casos de emergência.

Para ter tal privilégio, a companhia em questão precisa cumprir uma série de normas estabelecidas pelo órgão, como manter uma rede de comunicação entre o carro autônomo e um operador remoto, apresentar um plano de interação com as autoridades locais, avisar o governo em caso de incidentes de trânsito e cumprir todas as normas de segurança veicular em vigor naquele estado.

Cumprindo todos os requisitos, o DMV emitirá uma permissão que possibilitará os testes sem intervenção local de um ser humano. Vale a pena observar, porém, que as regras só entram em vigor a partir do dia 2 de abril. De acordo com o órgão, 50 montadoras, startups e provedoras de soluções de conectividade estão credenciadas para realizar simulações que contem com um piloto habilitado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

(Imagem: Archinect)

Tal legislação simboliza uma evolução importante nesse setor, visto que ela poderá acelerar o desenvolvimento de veículos capazes de dirigir por si mesmos. Recentemente, a Nissan anunciou que começará a testar seu serviço de táxis autônomos (batizado como Easy Ride) já a partir de março.

Fonte: Departamento de Veículos Automotores da Califórnia

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.