Publicidade

Brasil pode ganhar pontos de recarga públicos para carros elétricos

Por| 24 de Maio de 2016 às 19h11

Link copiado!

Brasil pode ganhar pontos de recarga públicos para carros elétricos
Brasil pode ganhar pontos de recarga públicos para carros elétricos

Nesta terça-feira (24), a Rádio Senado anunciou uma proposta que visa ampliar a infraestrutura necessária para que o Brasil se modernize diante da tendência mundial de implantação de veículos elétricos. A novidade é o avanço de um projeto de lei (PLC 65/2014) que obriga as companhias de distribuição de energia a inserir pontos de recarga nos estacionamentos públicos do país.

De acordo com as informações divulgadas, as prefeituras deverão reservar vagas especiais para veículos elétricos, enquanto a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) terá que revisar todos os contratos por conta das novas obrigações.

O projeto de lei foi desenvolvido pelo senador Jorge Viana (PT-AC), e já foi aprovado na Câmara dos Deputados, o que dá aos brasileiros esperança de desenvolvimento das reformas necessárias para que quem deseja ter um veículo elétrico possa desfrutar de melhores condições. Outro ponto da proposta é que o poder executivo promova a instalação de tomadas de recarga para veículos elétricos em edifícios residenciais.

Segundo o senador, esse tipo de medida deverá ser adotada em algum momento, e para que a decisão possa ser tomada em conjunto com os líderes do setor, solicitou uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura. "Várias cidades e países já avançaram nesse aspecto e nós ainda não", explicou Jorge Viana.

Continua após a publicidade

A audiência pública deverá contar com a presença da ANEEL, Associação Brasileira de Veículos Elétricos, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).

A data da audiência ainda não foi confirmada, mas a expectativa é de que o país avance no aumento de veículos elétricos rodando pelas ruas ao longo dos próximos anos. Confira a nossa análise sobre a preparação do Brasil para essas mudanças aqui.

Fonte: Agência Senado