'Brain-Drone Racing' é a primeira corrida de drones controlados pelo pensamento

Por Redação | 26 de Abril de 2016 às 11h55

Diversos filmes de ficção científica mostram objetos sendo controlados apenas com o poder da mente, mas parece que isso está perto de se tornar realidade.

Na última sexta-feira (22), a Universidade da Flórida realizou a primeira edição da "Brain-Drone Racing", uma competição de drones controlados pela mente dos pilotos por meio de uma interface cérebro-computador. Para isso, os pilotos utilizaram um dispositivo que mede os sinais elétricos cerebrais para direcionar as aeronaves não-tripuladas.

Para que os movimentos fossem executados, os pilotos tiveram de se concentrar nos comandos que os drones deveriam seguir enquanto olhavam para um programa de computador criado pelos pesquisadores para o experimento. Para funcionar, cada piloto deveria enviar comandos ao dispositivo através da mente, pensando, por exemplo, "ir para a frente".

A corrida não foi tão emocionante como as tradicionais, já que não teve velocidade. Mas, afinal, mover um drone com a força do pensamento e da concentração não parece tão simples como movimentá-lo por meio de um controle remoto. Ainda assim, a pesquisa abre, sem dúvidas, portas para uma série de possibilidades. Tecnologias semelhantes já estão sendo desenvolvidas, por exemplo, para que pessoas amputadas possam mover membros robóticos, o que demonstra as inúmeras funções da melhoria desse tipo de estudo.

De acordo com Juan Gilbert, professor de ciência da computação da universidade, essa é uma nova tendência na sociedade: "estamos começando com uma simples e pequena corrida, mas quem sabe onde isso vai parar".

Fonte: Quartz

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.