Publicidade

BMW revela conceito de moto integrada a óculos de realidade aumentada

Por| 12 de Outubro de 2016 às 19h50

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre BMW

A montadora alemã BMW revelou nesta terça-feira (10), em Los Angeles, um novo conceito de motocicleta futurista, que representa a visão da empresa do que podemos esperar para o próximo século na indústria automotiva.

Apelidada de BMW Motorrad Vision Next100, a moto faz parte de três veículos-conceito anunciados pela BMW para as comemorações de seus 100 anos na indústria de transporte.

A moto é construída em fibra de carbono e composta por um chassi único Flexframe que integra o corpo da moto, os garfos dos pneus e o guidão em uma única peça, dando mais adaptabilidade em qualquer condição de estrada. Isso significa, por exemplo, que ao virar o guidão, a moto inteira seria movimentada.

Continua após a publicidade

BMW Motorrad Vision Next 100 traz chassi único em fibra de carbono para garantir mais leveza ao veículo (foto: BMW/Divulgação)

Os pneus da Motorrad também são particularmente grossos e assistidos por um sistema de auto-balanceamento, garantindo mais estabilidade na direção e que a moto continue em pé mesmo sem apoio. Além disso, o motor é um modelo tradicional da BMW, mas reimaginado para ter zero emissões – ou seja, sem os subprodutos poluentes da combustão.

Na contra-mão dos outros modelos apresentados na Vision Next100, a Motorrad é o único dos veículos sem direção autônoma – já que a empresa defende que as motocicletas serão a "experiência analógica derradeira" em um mundo cada vez mais digital.

Continua após a publicidade

Ainda assim, a montadora imaginou um sistema de direção assistida com auxilio de giroscópios, que irá monitorar constantemente o ambiente enquanto o piloto estiver rodando, intervindo quando algum acidente for iminente.

Veículo será pilotado pelo motociclista, mas sistema de direção assistida garantirá que nenhum acidente aconteça no percurso (foto: BMW/Divulgação)

O lado positivo é que o sistema de segurança tornará capacetes desnecessários no modelo, que poderão ser substituídos agora por óculos de realidade aumentada que comunicarão informações ao piloto. Velocidade, navegação, linhas de orientação para a estrada: todas as informações serão mostradas diretamente no display.

Continua após a publicidade

Sai o capacete, entra o óculos de realidade aumentada – que trará informações como velocidade e auxílio de navegação ao piloto (foto: BMW/Divulgação)

Fontes: BMW, Wired