Publicidade

BMW anuncia que vai colocar frota de iX5 a hidrogênio nas ruas

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Março de 2023 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/BMW
Divulgação/BMW
Tudo sobre BMW

A BMW segue dando sequência em seu planejamento de popularizar os carros a hidrogênio e lançar um modelo economicamente viável no mercado até 2030. A montadora alemã anunciou que a primeira frota com carros iX5 será disponibilizada aos “grupos-alvo”, formados por pessoas não envolvidas no processo de desenvolvimento.

De acordo com a marca, aproximadamente 100 carros iX5, desenvolvidos com base no BMW X5, serão distribuídos em centros de diferentes países. A “frota-piloto” passou quatro anos em desenvolvimento em Munique, na Alemanha, e esse próximo passo é considerado uma fase crítica do projeto.

Continua após a publicidade

Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG Group, afirmou que a utilização de células de hidrogênio como combustível terá um papel fundamental na transformação energética e, também, na proteção ao clima do planeta. O executivo voltou a salientar o quanto a BMW está disposta a investir no segmento.

“Devemos usar esse potencial para também acelerar a transformação do setor de mobilidade. O hidrogênio é a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir uma mobilidade neutra em termos climáticos em todo o mundo”, pontuou.
Continua após a publicidade

Como é o BMW iX5 a hidrogênio?

As configurações principais do BMW iX5 Hydrogen apontam que o carro será eficiente, econômico e potente, combinando tudo o que o exigente consumidor espera ao comprar um modelo da marca alemã.

O iX5 terá capacidade para 6 quilos de hidrogênio no tanque, o que dará ao carro uma autonomia aproximada de 504 quilômetros no ciclo WLTP. Segundo a BMW, a tecnologia permite que o tempo de reabastecimento varie entre 3 e 4 minutos, significativamente menor do que o gasto para carregar carros elétricos.

Continua após a publicidade

A velocidade máxima prometida é de 180 km/h, e o SUV poderá acelerar de 0 a 100 km/h em aproximadamente 6 segundos. A potência máxima estimada do trem de força instalado no eixo traseiro é de 401 cavalos.