Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Baidu recebe autorização para testar carros autônomos na China

Por| 23 de Março de 2018 às 13h00

Link copiado!

Baidu recebe autorização para testar carros autônomos na China
Baidu recebe autorização para testar carros autônomos na China
Tudo sobre Baidu

Baidu iniciou nesta quinta-feira (22) seus primeiros testes com carros autônomos em vias públicas de Pequim, na China, após conseguir autorização do governo para fazer isso. A gigante da internet asiática trabalha em parceria com a administração federal, que deseja ver o país se transformando em um dos líderes nesse tipo de pesquisa.

Pelos termos do acordo, os carros do Baidu poderão rodar em 33 vias públicas e terão uma extensão de 105 quilômetros à disposição para seus experimentos. Os testes serão realizados longe do centro e em alguns subúrbios de Pequim como forma de evitar as ruas mais movimentadas da capital chinesa, garantindo a integridade dos testes e também a segurança não apenas dos envolvidos, mas também de outros transeuntes e motoristas.

De acordo com as informações oficiais, cinco carros trafegaram pelas ruas do distrito de Daxing nesta quinta e sexta-feira, em testes preliminares que a Baidu considerou como bem-sucedidos. Agora, a ideia é continuar com os experimentos e investir em parcerias para levar a tecnologia de direção autônoma adiante, com a empresa estando ao lado do governo na iniciativa de transformar Pequim em um polo importante de sistemas desse tipo.

Antes da liberação dada à Baidu, outras empresas, incluindo a própria gigante da internet, já haviam recebido autorização para a realização de testes, mas somente em vias fechadas e de forma mais contida. Os experimentos iniciais ocorreram em Xangai e também contaram com a participação de startups locais e montadoras do país. A expectativa é que os primeiros veículos com sistemas autônomos comecem a ser vendidos no ano que vem.

Continua após a publicidade

A autorização, entretanto, chega em um momento delicado para esse mercado, dias após o primeiro acidente com morte causado por um carro que se dirige sozinho. O caso aconteceu nos Estados Unidos, onde uma mulher foi atropelada por um veículo da Uber em estágio de testes, que estava ligeiramente acima do limite de velocidade da via.

O caso levou a uma suspensão nos testes que vinham sendo realizados não apenas pela Uber, que aguarda a conclusão das investigações pela polícia, mas também pela Toyota, que deseja dar o tempo necessário para que seus motoristas e parceiros envolvidos nesse tipo de empreitada se recuperem emocionalmente.

Relatórios preliminares das autoridades de Tempe, onde ocorreu o acidente, apontam que a o aplicativo de transportes e sua tecnologia de autonomia não seriam os responsáveis pelo atropelamento, que não poderia ser evitado nem mesmo por um motorista humano.

Fonte: Business Insider