Audi cria protótipo em escala reduzida de carro que estaciona sozinho

Por Redação | 07 de Dezembro de 2016 às 18h19

A Audi decidiu dar um passo além na inovação a ser utilizada em seus próximos carros. Utilizando algoritmos e a tecnologia de deep learning, a montadora alemã criou um modelo de carro em uma escala reduzida de 1:8 com relação a um veículo real, que é capaz de encontrar uma vaga, fazer a manobra e estacionar com sucesso sem qualquer ajuda humana.

Chamado Audi Q2 Deep Learning Concept, o modelo de carro tem o tamanho parecido com o de um carrinho de controle remoto. Ele foi produzido unicamente com o propósito de aprender a estacionar, o que foi feito com base em informações inseridas em seu algoritmo e dados coletados a partir de suas próprias tentativas.

O sistema conta com 10 sensores ultrassônicos e duas câmeras: uma frontal e a outra traseira. Com base nas informações que extrai desses aparelhos, o modelo consegue encontrar o espaço da vaga, calcular como deve se mover para adentrar o espaço e, por fim, fazer a manobra. O aprendizado do protótipo é feito através do método de tentativa e erro, refinando continuamente seus movimentos baseados em tentativas de estacionamento bem-sucedidas.

Por enquanto, a Audi testa a experiência em um Q2 em escala 1:8. Mas a empresa anunciou que vai implementar o sistema na próxima geração do seu sedã de luxo em tamanho real, A8, a ser lançado no ano que vem. O carro provavelmente não será capaz de estacionar por conta própria, mas poderá usar o deep learning para melhorar seus processos.

Saiba mais como funciona o Audi Q2 Deep Learning Concept no vídeo abaixo:

Fonte: Road Show

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.