Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Audi apresenta A8 2018 com direção autônoma de nível 3

Por| 17 de Julho de 2017 às 11h46

Link copiado!

Audi apresenta A8 2018 com direção autônoma de nível 3
Audi apresenta A8 2018 com direção autônoma de nível 3
Tudo sobre Audi

A Audi apresentou em Barcelona (Espanha) o novo A8 2018, o primeiro carro de condução autônoma de nível 3 do mundo a ser fabricado em linha de produção. O veículo conta com diversos recursos de alta tecnologia, todos gerenciados e alimentados pelos processadores da NVIDIA. Um dos destaques do novo modelo é o sistema AI Traffic Jam Pilot, que permite que o carro seja controlado de maneira autônoma em pistas e rodovias com congestionamentos. O novo Audi A8 está sendo produzido em Neckarsulm, na Alemanha, e custará € 90.600 na versão mais básica e € 94.100 na versão A8L.

As tecnologias implantadas no automóvel em parceria com a Nvidia incluem uma nova interface de usuário, um novo cockpit virtual, sistema de infotainment renovado e opções de entretenimento para os passageiros do banco traseiro. Além dessas características, o A8 2018 conta com o Zfas, sistema de assistência ao motorista, que foi o primeiro sistema a entrar em ação para gerenciar o automóvel em situações de engarrafamentos em vias expressas e de acesso e saída.

Já o Traffic Jam Pilot é o primeiro sistema a ser produzido com um scanner laser combinado com câmeras para permitir uma condução autônoma segura graças à sua capacidade de analisar toda a área à frente do veículo. Com o desenvolvimento sendo feito do zero e com redundância integrada, o sistema é capaz de levar os dados coletados para processamento pelo Zfas e criar um modelo preciso do ambiente. O Traffic Jam Pilot, que pode ser ativado a uma velocidade de até 60 km/h, também atua em conjunto com o sistema de navegação para descobrir quais ruas podem ser utilizadas durante o percurso.

Continua após a publicidade

Quanto ao novo sistema de infotainment, chamado de MIB+, a Audi adotou as tecnologias da NVIDIA para inserir duas telas sensíveis ao toque, uma segunda geração do cockpit virtual e um sistema renovado para o banco traseiro, com tablets Audi e um controlador de tela. As tecnologias são somadas ao interior extremamente espaço, persianas que podem ser abertas e fechadas eletricamente, apoio, aquecimento e massagem para os pés, além de um controle remoto para regular funções como iluminação e massagem no assento.

De acordo com o presidente do conselho da Audi, Rupert Stadler, "o carro do futuro facilitará a vida de seus ocupantes com a ajuda da inteligência artificial". Durante o evento de lançamento em Barcelona, que contou com mais de 2 mil convidados, Stadler também afirmou que "a tecnologia faz a diferença" e apresentou o Remote Park Pilot, que estaciona o carro automaticamente; e o Natural Voice Control e o Swarm Intelligence, que funcionam como um mecanismo de inteligência combinada no veículo.

Continua após a publicidade

Fonte: TI Inside