Audi anuncia supercarro inspirado em projeto dos anos 1930
Por Nathan Vieira | •
![Divulgação/Audi](https://t.ctcdn.com.br/AHCuyM7S_HCy9UQANUtPOxA7SBM=/640x360/smart/i915749.jpeg)
Na última sexta-feira (12), durante o Goodwood Festival of Speed (na Inglaterra), a Audi anunciou o novo supercarro Auto Union Type 52, inspirado em um projeto dos anos 1930 que nunca saiu do papel. A empresa contratou especialistas de restauração britânicos para construir o automóvel com base em documentos históricos, plantas e antigos esboços de design.
Na década de 1930, a Porsche começou o projeto de um veículo chamado “Schnellsportwagen”. O Auto Union Type 52, como o projeto veio a ser conhecido, deveria ser pilotado em corridas de longa distância ou em competições de carros esportivos.
No final de 1933, o escritório de design da Porsche elaborou os primeiros esboços de design, que assumiram uma forma mais concreta em 1934. Os gerentes de projeto decidiram construir um carro de teste, mas isso nunca se materializou de fato. O projeto foi abandonado em 1935, e seu rastro se perdeu nos arquivos da Audi e da Porsche.
Segundo comunicado divulgado pela própria empresa, os especialistas em restauração britânicos fizeram a curadoria das Silver Arrows para a coleção de veículos históricos da Audi e, após vários anos de trabalho, terminaram de construir o Schnellsportwagen em 2023.
Todos os componentes são feitos sob medida e foram feitos à mão especificamente para o modelo. O Auto Union Type 52 chama atenção por um design diferenciado, principalmente por conta de sua silhueta alongada.
Auto Union Type 52 da Audi
O Auto Union Type 52 comporta três passageiros, 70 kg de bagagem e 150 kg de equipamento. O peso sem carga fica em torno de 1.300 kg.
O carro também conta com 3,3 metros de comprimento e motor V16 de 6.0 litros, além de um tanque de combustível realocado embaixo dos assentos. No anúncio, a Audi destaca também que o modelo rende 513 cv.
"Este carro deixa as pessoas animadas com design e tecnologia. Para mim, é um carro de sonho absoluto. Em sua época, infelizmente, ele permaneceu apenas um sonho - um sonho que agora, 90 anos depois, somos capazes de dar vida", afirma Stefan Trauf, chefe da Audi Tradition.
Fonte: Audi Media Center