Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple tem mais de 50 carros autônomos em testes nos EUA

Por| 15 de Maio de 2018 às 10h20

Link copiado!

Apple tem mais de 50 carros autônomos em testes nos EUA
Apple tem mais de 50 carros autônomos em testes nos EUA
Tudo sobre Apple

Enquanto Waymo, Uber e outras empresa disputam publicamente a vanguarda do setor de carros autônomos, a Apple segue quietinha realizando seus próprios testes longe dos olhos do público. A empresa não fala nada sobre o assunto e nem mesmo confirmou que está trabalhando nisso, mas nem foi necessário. Dados do departamento de trânsito do estado americano da Califórnia mostram que a companhia tem, atualmente, 55 carros autônomos em experimentação nas vias públicas da região.

O total representa um crescimento em relação os 45 carros que estavam rodando pelas ruas em janeiro deste ano, também de acordo com os números oficiais do estado. Além disso, 83 motoristas credenciados participam dos testes, uma demonstração de que a Apple realiza turnos sequenciais com as máquinas para otimizar o tempo e extrair o maior volume de dados possíveis.

O crescimento da Apple em números, aliás, é digno de notas. Quando começou os testes, no início de 2017, a empresa contava com apenas três veículos autônomos em funcionamento. Entre abril daquele ano e março de 2017, porém, esse número aumentou para 45; agora, volta a crescer, colocando a companhia, inclusive, na segunda colocação entre as empresas com maior número de carros dessa categoria em testes nos Estados Unidos.

Com 55 máquinas, a Maçã só fica atrás da GM Cruise, que tem 104 veículos desse tipo em operação. Em terceiro lugar está a Waymo, com 51, seguida da Tesla e da Drive.Ai, que possuem, respectivamente, 39 e 14 unidades autônomas em testes no território americano.

Continua após a publicidade

Apesar disso, de acordo com a autoridade de trânsito, Cupertino ainda não solicitou uma licença especial, que começou a ser liberada em abril deste ano para permitir os testes de carros autônomos sem motoristas ao volante. Eles devem acontecer em pátios fechados e controlados, é claro, mas já representam o próximo passo na onda dos veículos que se dirigem sozinhos, já que agora eles podem seguir, efetivamente, dessa forma.

Os rumores mais fortes sobre o programa de carros autônomos da Apple indicam que a empresa estaria trabalhando em seu próprio conjunto de hardware e software para esse fim, mas não teria planos de lançar sua própria marca. Apesar dos boatos de que parcerias com montadoras estariam sendo realizadas, elas seriam direcionadas à colocação dos sistemas da Maçã nos carros, trabalhando de maneira exclusiva e aproximando seus métodos daqueles já utilizados nos mercados de celulares e computadores.

Como dito, a empresa mantém o segredo. Da mesma forma que pode estar querendo trabalhar no mercado de carros autônomos seguindo o que faz no setor mobile, a Apple também mantém o silêncio tradicional sobre rumores, especulações e, principalmente, novos produtos, não comentando sobre seus passos nesse segmento.

Fonte: MacReports