Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple já está construindo seu carro autônomo

Por| 17 de Agosto de 2015 às 12h25

Link copiado!

Apple já está construindo seu carro autônomo
Apple já está construindo seu carro autônomo
Tudo sobre Apple

Há algum tempo, rumores de que a Apple está criando o seu próprio carro que dispensa motorista circulam pela web. Agora, novos documentos revelam que o projeto está avançando e que a empresa já está avaliando possíveis locais na Baía de São Francisco, Califórnia, para realizar seus testes com segurança.

De acordo com informações obtidas pelo britânico The Guardian, engenheiros que fazem parte de um projeto secreto da Maçã se reuniram com funcionários da Estação GoMentum em maio. A estação é uma antiga base naval com cerca de 8,5 km² perto de São Francisco e que está sendo transformada em um campo de testes de alta segurança para veículos autônomos.

A base é fechada para o público e vigiada por militares e isso tornaria o lugar perfeito para realizar os "testes de validação e comercialização de aplicativos de veículos conectados e tecnologias de veículos autônomos que podem definir a próxima geração de infraestrutura de rede de transporte". A Mercedes-Benz e a Honda já utilizaram o local para realizar alguns testes em veículos que dispensam motoristas.

O projeto de criação do carro autônomo da Apple está sendo chamado internamente de Titan e a empresa já dedicou até mesmo escritórios na cidade de Sunnyvale (Califórnia) para que os engenheiros trabalhem em segredo. Muitos dos profissionais relacionados ao mercado de automóveis contratados pela Apple, incluindo alguns engenheiros da Tesla, estão trabalhando fora do campus de Sunnyvale.

Continua após a publicidade

O movimento da Apple nesse setor segue movimentos de empresas como Google e Uber, que também estão projetando seus próprios veículos. O CEO da Maçã, Tim Cook, realizou uma série de reuniões com executivos de automóveis nos últimos meses e a empresa também tem cercado alguns peritos no assunto, incluindo o chefe do braço de pesquisa da Mercedes no Vale do Silício.

Essa é apenas uma das investidas da companhia. Há alguns meses, a Apple foi processada pela fabricante de baterias para carros elétricos A123, sob a acusação de "roubar" seus melhores engenheiros. A caçada aos engenheiros da A123 teria começado em meados de junho de 2014, quando a Maçã teria começado a fazer investidas agressivas nos profissionais responsáveis por alguns dos projetos mais críticos da fabricante.

Google, Tesla, Volkswagen, Mercedes-Benz e várias outras montadoras já conseguiram licenças do departamento de veículos motorizados da Califórnia para testar carros de autocondução em estradas públicas do Estado. Mas esse processo exige divulgação de detalhes técnicos e comerciais, algo que a Apple notoriamente quer manter em sigilo. "Nós tivemos que assinar um acordo de não divulgação com a Apple", disse Randy Iwasaki, diretor-executivo da proprietária da Estação GoMentum.

O Guardian tentou entrar em contato com a Apple para averiguar a veracidade dos documentos que indicam os testes na Estação, mas a empresa não quis comentar o assunto.

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian