Publicidade

Apple Car? Apple registra patentes relacionadas a um carro

Por| 28 de Novembro de 2019 às 11h24

Link copiado!

Unsplash
Unsplash

Muito se falou sobre uma possível investida da Apple no setor automotivo e não, não era simplesmente na questão do software. A Maçã pensa mesmo em fazer seu próprio carro, mesmo que isso ainda esteja nebuloso - ou nem tanto. Nesta terça-feira (26) a empresa registrou uma série de patentes no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA que estão relacionadas ao design de um automóvel e soluções para facilitar a vida dos condutores

Rumores dão conta de que a empresa está trabalhando em alguma forma de produto ou serviço veicular sob o codinome "Project Titan", possivelmente um Apple Car, com as últimas patentes adicionando um grande número de outras ideias funcionais para este veículo.

Os registros revelam que a empresa está pensando em maneiras de deixar a vida do condutor e dos passageiros mais confortável e segura, com foco em pacotes visuais e de localização física. As pessoas envolvidas nessas patentes também são uma boa pista do que a Apple espera com esses tais produtos - caso eles ganhem mesmo vida.

Iluminação Privada

Continua após a publicidade

A primeira patente dessa leva refere-se a um sistema de janelas sincronizadas, que as descreve efetivamente como uma característica de um veículo que pode incluir um elemento de privacidade para ter total controle sobre a saída lateral.

Na patente, a Apple sugere que as janelas podem ter uma camada moduladora de luz, como uma feita de cristal líquido com polarizadores, uma de cristal líquido colestérico para refletividade alterável e uma de neblina ajustável que dispersa em polímeros ou algo assim. É meio confuso, verdade, mas tudo parece ser voltado ao conforto do passageiro. Traduzindo: é a criação de uma camada controlável que pode ajustar como a luz passa através da janela.

É possível notar, também, que pode haver fontes de luz tanto dentro como fora do veículo, e que podem ser moduladas com "formas de onda de modulação de corrente alternada", de maneira que não afete a visão do passageiro. Por exemplo, uma luz dentro do veículo pode ser ligada e desligada várias vezes por segundo de uma maneira especificamente controlada, como a 200Hz, mas tão rapidamente que o usuário não consegue perceber as mudanças de estado.

Continua após a publicidade

Embora não possa ser visto pelo usuário, a ativação e desativação podem coincidir com a mesma função na camada das janelas. Assim como no estado da luz, alterar o estado da janela com rapidez suficiente fará parecer transparente para o usuário de maneira semelhante.

Cronometrando a luz para ligar e desligar ao mesmo tempo, isso pode levar a uma situação em que a luz ilumina o interior do veículo, mas o efeito na janela impediria que a luz saísse através dela. No outro modo, a janela permite a passagem da luz, mas a luz interna está apagada.

O efeito prático para os passageiros é de ver a luz interior e as coisas iluminadas por ela, enquanto as pessoas fora do veículo não.

As mentes por trás da patente

Continua após a publicidade

Os inventores desta patente são Martin Melcher, James Wilson, Clarisse Mazuir e David Kingman.

Melcher é engenheiro sênior de design de produto da Apple, já tendo trabalhado no eletrodo de ECG no Apple Watch Series 4 e Series 5. As patentes em nome de Melcher consistem em grande parte de aplicações baseadas em luz, incluindo a mencionada patente de iluminação interior, painéis transparentes com revestimentos aquecidos, janelas com camadas condutoras padronizadas invisíveis e filmes que espalham a luz.

Wilson também é engenheiro sênior de design de produtos, com experiência em materiais. As patentes relacionadas em seu currículo incluem dispositivos com espelhos unidirecionais transparentes infravermelhos, filmes de dispersão de luz texturizados, vidro de superfície com partículas de cerâmica incorporadas e superfícies de alta luminância.

Mazuir é líder em desenvolvimento de tecnologia para iluminação e sensores no Apple SPG. Seu nome está vinculado a patentes de sistemas com filmes de dispersão de luz texturizados, sistemas de iluminação ajustáveis, luzes no assento de veículos e outros no campo.

Continua após a publicidade

Já Kingman, engenheiro de design de produto, esteve envolvido com várias patentes relacionadas a carros, como o sistema de iluminação ajustável, pára-choques extensíveis e a patente anterior de luz com faixas.

Retrovisores que se ajustam sozinhos

A segunda patente, intitulada "Sistemas para melhorar a funcionalidade do espelho lateral de um veículo", oferece várias maneiras de melhorar o design do retrovisor, um dos itens mais importantes para a condução de um carro. O documento detalha como minimizar a largura do veículo, fazendo com que os espelhos laterais se estendam para fora quando necessário, ou substituindo-os completamente.

Continua após a publicidade

No primeiro exemplo, o espelho é conectado a um atuador, relativamente semelhante ao modo os retrovisores de alguns carros rebatem, abrindo ou fechando de maneira automática no início ou fim da viagem. Em vez de fazê-lo deste modo e deixá-lo estático, a Apple propõe que ele possa mudar de posição ao longo da jornada.

Por meio de um sensor apontado para o rosto do motorista, o sistema pode monitorar os movimentos da cabeça da pessoa e verificar sua orientação facial. Se for detectado que o motorista está olhando na direção do espelho pela câmera, um sinal é enviado ao retrovisor para que ele atue na posição correta e retraia quando não for necessário. Do ponto de vista prático, parece loucura, pois o trânsito pode nos colocar em situações de perigo inesperadamente.

Uma segunda implementação é um espelho lateral integrado, que é montado na parede do carro e aproveita os elementos óticos de cada lado para fornecer ao motorista uma visão do exterior. Sugere-se que a vista oferecida seja suficiente para ver elementos próximos de maneira semelhante a um espelho lateral normal montado externamente.

Continua após a publicidade

A terceira variação do tema é remover completamente o espelho lateral e substituí-lo por um monitor. Ele seria instalado no interior do veículo, bem na região onde geralmente o motorista olhava para checar o retrovisor. Essa tela, no entanto, teria um vídeo ao vivo que executaria o processamento da imagem para criar uma imagem semelhante à que o motorista esperaria ver no espelho, pois a posição e o campo de visão da câmera seriam diferentes.

A patente lista os inventores como David G. Havskjold, Arthur Y. Zhang, Hyungryul Choi, Matthew E. Last e Clarisse Mazuir mais uma vez.

Engenheiro de design de produto, Havskjold é coinventor de patentes para uma ampla variedade de áreas, desde objetos de vidro para dispositivos eletrônicos, entradas de sinal para sistemas de iluminação, equipamentos de varejo e um conector low profile.

Zhang é um especialista em exibição da Apple, vinculado a patentes envolvendo telas de vários tipos, como armazenar o histórico de longo prazo dos valores de luminância do pixel para compensar os efeitos da queima, compensação da cor da luz ambiente e iluminação em ambientes de realidade aumentada.

Continua após a publicidade

Choi é um gerente de engenharia que trabalha com tecnologias de exibição para a Apple, e sua lista de patentes inclui telas com estruturas de filmes selecionáveis, uma exibição heads-up para veículos e um sistema ativo de supressão de ofuscamento para carros.

Anteriormente gerente de engenharia da Apple vinculado ao Grupo de Projetos Especiais, mas atualmente empregado na Waymo, Last está, como esperado, ligado a muitas patentes de automóveis, que vão desde sistemas de iluminação dos assentos dos veículos até ferramentas de navegação autônomas, compartimentos de armazenamento e displays heads-up.

Mesmo a Apple registrando patentes toda semana, os rumores sobre a entrada da empresa no setor automobilístico sempre foram fortes e consistentes. Resta saber, no entanto, se isso irá se concretizar e qual é, de fato, a ideia da Maçã neste segmento tão disputado.

Fonte: Apple Insider