Alibaba lança carro inteligente equipado com sistema YunOs

Por Redação | 07.07.2016 às 10:16
photo_camera PPLWare

Nem só de e-commerce vive o Alibaba. A gigante chinesa anunciou nesta semana seu primeiro carro inteligente, feito em parceria com a SAIC Motors - a maior montadora de carros da China -, o RX5.

O carro inteligente vem equipado com o YunOS - sistema operacional do próprio Alibaba lançado em 2011 e disponível apenas nos mercados asiáticos - e foi apresentado pelas empresas no Beijing Auto Show em abril deste ano.

As empresas intitularam o superutilitário como o primeiro carro com internet produzido em massa. Além disso, elas destacaram que o veículo representa como as montadoras estão usando Big Data para melhorar a vida dos motoristas e a mobilidade.

Além da possibilidade de conectividade com a internet, o modelo também conta com três telas LED para controle do sistema; alguns controles podem ser feitos por voz; espaço para 4 câmeras - que conseguem capturar imagens em 360º - e sistema de localização independente.

"A verdadeira rivalidade no mercado automobilístico não está mais entre as montadoras (...), é uma batalha por sistemas operacionais de carros conectados", disse Bill Russo, diretor da Gao Feng Advisory Company à CNBC.

Para os interessados, o RX5 já está em pré-venda por US$ 22.230. A expectativa é que as primeiras unidades comecem a ser entregues a partir de agosto deste ano.

Fonte: PPLWare, CNBC, Your Story