Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Airbus testará protótipo de carro autônomo voador até o final do ano, afirma CEO

Por| 16 de Janeiro de 2017 às 12h39

Link copiado!

Rafael Romer/Canaltech
Rafael Romer/Canaltech

A montadora francesa do setor aeronáutico Airbus deve testar um protótipo de carro autônomo voador até o final deste ano, afirmou o CEO da empresa, Tom Enders, nesta segunda-feira (16).

De acordo com Enders, a empresa criou, no ano passado, a divisão interna Urban Air Mobility, dedicada à exploração de novos conceitos e alternativas para o caótico transporte urbano. Entre os modelos estudados, estão veículos voadores individuais e coletivos que poderiam ser utilizados sob demanda através de um aplicativo.

"Há cem anos, o transporte urbano foi para o subterrâneo, agora nós temos os meios tecnológicos para ir acima do solo", disse Enders, durante a conferência de tecnologia DLD, em Munique, afirmando que espera que sua empresa demonstre o protótipo até o final deste ano. "Estamos em uma fase experimental, nós levamos este desenvolvimento muito a sério".

Na avaliação do CEO, o modelo que poderá ser apresentado pela empresa usará fontes limpas de energia e também tem potencial para reduzir custos de manutenção de infraestrutura urbana quanto estiver "rodando" por aí – já que dispensará os investimentos bilionários em ruas, avenidas e pontes exigidos por carros.

Continua após a publicidade

O investimento no setor também é considerado estratégico para a empresa, segundo Enders. O CEO reconhece as evoluções pelas quais o setor automobilístico tem passado nos últimos anos e prevê que a Airbus precisa reforçar sua própria estratégia de atuação em mobilidade, ou arrisca perder participação de mercado."Se ignorarmos esses desenvolvimentos, seremos expulsos de segmentos importantes de negócio", explicou.

Fonte: Reuters