Yerka Bike é tentativa de criar a primeira bicicleta 'à prova de roubo' do mundo

Por Redação | 18 de Novembro de 2014 às 09h37
photo_camera Giancarlo Silva

Quem anda de bicicleta, seja por lazer ou por necessidade, está constantemente preocupado com a segurança do veículo, pois sempre há a possibilidade de que alguém o acabe roubando em um momento de descuido.

Pensando nisso - e pensando também na ineficiência dos dispositivos de segurança disponíveis atualmente -, três estudantes de engenharia do Chile criaram um protótipo de bicicleta a prova de roubo chamado "Projeto Yerka", que funciona de uma maneira bastante interessante.

Uma das barras do corpo metálico da bike pode ser dividida e aberta em duas. Após isso, é possível retirar a barra que sustenta o selim do corpo da bicicleta e usá-la para unir as duas barras do corpo para prender o veículo a algum poste ou árvore. Ao puxar um pino na metade de baixo de uma das barras, a tranca é finalizada. O processo de tranca leva cerca de 20 segundos.

Para entender melhor, confira o vídeo do projeto:

A ideia é que, usando o próprio corpo da bike como tranca (literalmente fazendo da magrela seu próprio cadeado), o roubo se torne desinteressante para o ladrão, que terá como única chance quebrar a tranca - e, por consequência, quebrar a bicicleta - para poder levá-la embora. Os criadores afirmam que isso tornaria a Yerka a primeira bicicleta do mundo impossível de ser roubada.

Também está prevista uma versão da bicicleta Yerka com código de segurança controlado via Bluetooth a partir de um aplicativo de smartphone. A Yerka deverá começar a ser vendida em 2015, com preço estimado entre US$ 400 e US$ 1.000. Se você se interessou pela magrelinha antirroubo, pode visitar o site oficial dela para saber mais informações.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.