Volvo planeja lançar modelo de carro autônomo até 2014

Por Redação | 05.12.2012 às 14:36
photo_camera Engadget

A montadora Volvo possui o título de produtora dos carros mais resistentes do mundo há alguns anos, mas a empresa planeja torná-los ainda mais seguros eliminando o principal fator causador de acidentes de automóveis: os motoristas. A empresa planeja lançar os primeiros modelos de carros sem motoristas até 2014 e também idealiza uma frota de carros livre de acidentes em 2020.

Os principais responsáveis pelo projeto afirmam que os carros sem motorista serão a opção mais segura para o futuro, que, de acordo com estimativas, haverá muitos congestionamentos e um tráfego intenso em velocidades superiores. "Nossa ideia é que ninguém morrerá ou se ferirá em um Volvo até 2020", afirmou ao The Wall Street Journal Anders Eugensson, chefe da Volvo para assuntos governamentais.

A principal tecnologia presente nos carros autônomos da Volvo é a conexão com a internet, que permite que carros em determinados pontos da estrada alertem os outros sobre riscos, curvas e até acidentes. O primeiro lote do modelo, que deverá ser lançado em 2014, será capaz de atingir a velocidade máxima de aproximadamente 50 quilômetros por hora - o que reflete a ideia da empresa do uso desses veículos em tráfegos intensos.

Modelos capazes de atingir velocidades superiores já estão sendo testados pela montadora, mas, por enquanto, ela não informou quando eles deverão chegar no mercado. Os protótipos da Volvo já percorreram milhares de quilômetros em test-drives em vias públicas da Espanha e na pista de testes da companhia na Suécia.