Volvo desenvolve sistema que guia carro automaticamente em engarrafamentos

Por Redação | 01 de Novembro de 2012 às 10h00

O projeto Autonomous Driving, da Volvo, quer dar uma folguinha para os motoristas no trânsito. A ideia é criar um sistema que torne o carro autônomo e que consiga conviver de maneira natural com os demais veículos em um congestionamento - mesmo se os outros não possuírem a tecnologia.

Por meio de câmeras e radares, o sistema detecta os veículos ao redor e garante que o seu automóvel vai manter uma distância segura dos demais, não ultrapassando os 50 km/h. O projeto ainda está em fase de testes, mas o piloto automático tem respondido bem às expectativas dos engenheiros.

O motorista pode escolher quando vai dirigir com suas próprias mãos e quando vai deixar que o carro assuma o controle da situação. O sistema funciona de maneira bem simples, por meio de um botão que deve ser acionado para ligar o Autonomous Driving ou retomar o controle.

A Volvo está se posicionando no mercado como uma pioneira no quesito de condução autônoma, inclusive já realizou com sucesso testes do projeto Sartre (Safe Road Trains for the Environment). Trata-se de um comboio de carros adaptados ao sistema que não precisa do auxílio do motorista em uma estrada aberta.

O motorista precisa se juntar ao pelotão, que é liderado por um caminhão que utiliza um sinal de rádio para controlar os carros atrás dele. Se o motorista quiser voltar a assumir o controle, basta apertar o botão, conforme descrito anteriormente. O teste pioneiro, realizado na Espanha, foi um sucesso.

Condução autônoma Volvo

Saiba mais sobre a evolução dos carros que dispensam motoristas

"Nosso objetivo é atingir a liderança na condução autônoma, indo além dos conceitos e tecnologias pioneiras que vão atingir clientes reais. Tornar este recurso confiável e fácil de usar é fundamental para aumentar a confiança dos consumidores no que diz respeito à auto-condução", disse o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Volvo, Peter Mertens, no vídeo onde apresenta o Autonomous Driving.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.