Volvo cria sistema automático de freios que detecta pedestres e ciclistas

Por Redação | 10.03.2013 às 14:16

Durante o Salão de Genebra, que está acontecendo esta semana na cidade suíça, a Volvo anunciou o lançamento de um novo sistema de freios capaz de detectar ciclistas e pedestres que estão por perto. Com a quantidade de ciclistas aumentando a cada dia nas grandes cidades, essa é uma novidade que cairia muito bem para o desenvolvimento de uma frota de carros "mais educada".

A montadora é conhecida por desenvolver sistemas high tech ligados a segurança automotiva. Os engenheiros explicam que a nova funcionalidade é um aprimoramento da detecção de pedestres e tecnologia de freio automático. Todos os carros que incluem o sistema de pedestres também vão incorporar a detecção de ciclistas.

"Nossas soluções para evitar colisões com usuários de estrada desprotegidos são únicos na indústria. Ao cobrir mais e mais objetos e situações, reforçamos nossa posição de liderança mundial em segurança automotiva. Nós continuaremos nos movendo em direção à nossa visão de longo prazo de desenhar carros que não colidam", disse Doug Speck, vice-presidente sênior de marketing, vendas e atendimento ao cliente da Volvo Car Group.

A detecção de pedestres e ciclistas com frenagem automática completa consiste em uma unidade de radar integrada à grade do carro, uma câmera montada em frente ao espelho retrovisor interior e uma unidade de controle central. A tarefa do radar é detectar objetos à frente do carro e determinar a distância entre eles.

A câmera determina qual o tipo de objeto em questão, e o amplo campo de abrangência do radar com duplo modo de visão permite que pedestres e ciclistas possam ser detectados no início. A câmera de alta resolução faz com que seja possível detectar o padrão de movimento de pedestres e ciclistas. A unidade de controle central monitora continuamente e avalia a situação de tráfego.

Já o sistema de freio automático requer que o radar e a câmera confirmem o objeto que está em perigo. Então, com a tecnologia de sensor avançada, é possível aplicar a potência de travagem completa assim que for necessário. A empresa diz ainda que a tecnologia também abrange outros veículos que trafegam na mesma pista.

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