Volvo Cars terá Android Auto nos seus próximos lançamentos

Por Redação | 28 de Junho de 2014 às 16h33
photo_camera Divulgação

A Volvo Cars anunciou que seus próximos carros a partir do novo XC90, que será lançado este ano, serão equipados com a plataforma Android em seu painel. Após uma parceira com o Open Automotive Alliance, a empresa irá adequar seus novos modelos para conter a plataforma desenvolvida pelo Google.

Localizado no console central, uma tela sensível ao toque dará ao motorista acesso a funções já conhecidas entre aqueles que utilizam smartphones e tablets com o sistema Android. Segundo o presidente e CEO da Volvo, Håkan Samuelsson, o Android Auto se encaixa perfeitamente à experiência dos clientes da Volvo, para “melhorar a vida” dos motoristas.

Volvo Android Auto

A Volvo busca proporcionar aos seus clientes uma nova forma de interação dentro do carro, com uma interface que une simplicidade e funcionalidade. Para Samuelsson, a experiência será agradável ao motorista, com um alto grau de fluidez e acessibilidade no uso de dispositivos móveis dentro do veículo. O Android também irá completar os serviços e aplicativos disponíveis na interface do próprio carro, afirmou ele.

Entre as funcionalidades disponíveis com o Android Auto está o acesso a serviços como Google Search, Google Maps, Google Play Music e aplicativos de terceiros adaptados ao automóvel, como o Spotify. O controle de todos os aplicativos será feito por comando de voz, controles no volante ou toque na tela, o que segundo a Volvo Cars, irá garantir que a interação com o sistema seja segura e prática.

O painel sensível ao toque também terá como facilidade a integração entre conteúdos da Volvo Cars e do Android Auto, o que permitirá ao motorista navegar entre esses serviços simultaneamente, sem a necessidade de mais telas.

Volvo Android Auto

Samuelsson destaca que os sistemas são totalmente integrados na tela, o que eleva a experiência de conectividade do motorista e que o avançado controle de voz do Google garante uma maior segurança durante o uso.

O Android Auto estará disponível a partir dos novos modelos da Volvo que adotarem a plataforma Scalable Product Architecture (SPA), lançada com o XC90, que será revelado no Salão do Automóvel de Paris ainda este ano.

Segundo a Volvo Cars, a empresa ainda irá incluir o Apple CarPlay em todos os modelos que adotarem a nova plataforma. Com isso a companhia pretende oferecer aos seus clientes as duas plataformas mais usadas em smartphones diretamente no automóvel em um futuro bem próximo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.