Sistemas automotivos inteligentes vêm apresentado falhas e gerando desconfiança

Por Redação | 30 de Outubro de 2014 às 16h45
photo_camera Foto: Divulgação

A Consumer Reports lançou nesta segunda-feira (27) a Pesquisa Anual de Confiabilidade 2014 (Auto Reliability Survey), que relata problemas em sistemas automotivos inteligentes que mais vêm causando insegurança nos motoristas.

De acordo com a pesquisa, os sistemas são considerados uma praga para as marcas quando o assunto é a confiança do consumidor. Por isso, as irregularidades apontadas precisam ser analisadas pelos fabricantes de carros e consideradas um problema grave, independente da posição no ranking da Consumer Reports.

O relatório também afirma que os defeitos atingem principalmente modelos de 2014, como o Infiniti, Jeep, Ram, Cadillac, Ford e Honda. Os problemas encontrados vão desde bugs nas telas sensíveis ao toque a falhas no funcionamento de controles multiuso.

Projetar um carro inteligente que seja altamente confiável é um desafio no ponto de vista mecânico, pois os sistemas dispõem de várias peças móveis, ou seja, sempre pode existir um modelo completamente novo que também deve ser testado para o descobrimento de possíveis erros.

Ainda segundo a pesquisa, apesar das falhas, as montadoras vêm evoluindo em suas tecnologias, e melhorando os erros detectados nos anos anteriores. Para 2015, a Consumer Reports já criou um relatório de previsão de confiabilidade para os próximos modelos.

O diretor de testes automotivos da Consumer Reports, Jake Fisher, afirma que é necessário um olhar mais atento aos carros que demonstraram problemas eletrônicos, pois isso também pode significar outros tipos de defeitos.

As montadoras têm investido em sistemas inteligentes desde que os consumidores começaram a exigir demanda em uma diversidade de veículos. Além disso, a indústria automobilística pretende ir mais além com essa tecnologia e apostam em um futuro no qual os recursos se tornem cada vez mais predominantes, se não completamente dominantes.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.