Sistema de detecção de ciclistas pode ajudar a evitar acidentes

Por Redação | 28 de Março de 2013 às 15h34

Os ciclistas estão invadindo as cidades, o que é ótimo em diversos sentidos, mas nós sabemos que a maioria das grandes metrópoles não está preparada para uma convivência segura entre automóveis e bicicletas. De olho nessa tendência, a Volvo revelou o primeiro sistema mundial de detecção de ciclistas que traz um travamento totalmente automático, capaz de fazer com que o veículo pare caso um ciclista atravesse seu caminho.

A novidade foi desenvolvida a partir de uma tecnologia já existente de frenagem automática, e será implementada em todos os carros da montadora que já utilizam o sistema de detecção de pedestres. A tecnologia funciona de uma maneira bem simples: sensores do lado de fora do veículo ficam "de olho" nos pedestres e ciclistas à frente ou próximos ao carro.

Durante o monitoramento dos indivíduos, se um deles realiza uma súbita mudança de direção na frente do carro, os sensores determinam que um acidente vai acontecer e os freios são acionados automaticamente, parando o carro totalmente. O recurso será lançado em maio, e estará disponível nos seguintes modelos: Volvo V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80.

Confira no vídeo abaixo o sistema de detecção de pedestres e ciclistas em funcionamento:

Leia também: Volvo planeja lançar modelo de carro autônomo até 2014

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.